Pós-Graduação da FOB é bem avaliada pela Capes

17/09/2010

Pós-Graduação da FOB é bem avaliada pela Capes

O Programa de Pós-Graduação de Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB/USP recebeu o conceito 5, enquanto a nota do Programa de Fonoaudiologia subiu de 3 para 4 em avaliação da Capes, órgão do Ministério da Educação que atesta qualidade desses cursos. A avaliação do governo federal acontece a cada três anos e são levados em conta itens como a produção científica, titulação dos docentes e planejamento e infraestrutura dos cursos. As notas foram divulgadas no dia 14 de setembro e considerou o triênio 2007-2009.

“São conquistas importantes para toda a comunidade da FOB, pois tal fato possibilita a obtenção de mais fomento para pesquisas e oferta de bolsas de estudo para os alunos, além de aumentar a visibilidade do trabalho executado pelo corpo docente e discente do Programa”, informa o professor Paulo César Rodrigues Conti, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOB. “A pesquisa focada na renovação e na multidisciplinaridade de áreas são fatores que contribuíram para a qualidade desses resultados”, lembra a vice-diretora da FOB, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. As áreas da Física, Química e Comunicação Social são alguns dos exemplos de integração de áreas na pós da FOB.

Para a professora Alcione Ghedini Brasolotto, coordenadora do programa de Fonoaudiologia, área que apresentou crescimento na recente avaliação da Capes, o resultado é o “reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pelos professores e alunos do Programa. Possibilidade de maior crescimento ainda, a partir do conceito 4, com a criação do Doutorado”. As notas da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vão de 1 a 7 e os cursos que obtiverem notas 1 e 2 são descredenciados pelo MEC.

O aumento das publicações de impacto, ampliação de parcerias, formação de pessoal qualificado e cumprimento das regras da Capes estão entre as ações que contribuíram para a evolução no conceito. Conti lembra que a Capes divulgou em sua listagem os resultados individuais de sete antigos programas da FOB na área da Odontologia -Reabilitação Oral, Odontopediatria, Endodontia, Dentística, Ortodontia e Saúde Coletiva, Patologia Bucal e Estomatologia e Biologia Oral- e que, desde outubro de 2009, passaram a integrar um único programa denominado Ciências Odontológicas Aplicadas.