Conteúdo atualizado em 18.04.2024

Talentos em Evolução no Centro Cultural da USP

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B

Talentos em Evolução no Centro Cultural da USP

O Centro Cultural do Campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) exibe a exposição de telas dos alunos do Atelier Zaniratto, “Talentos em Evolução” até o dia 22 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A mostra expõe onze obras de nove artistas plásticos, com temas variados como: animais, figura humana, marinha e arte sacra, na técnica de óleo sobre tela e um mosaico.

A artista plástica Ângela Zaniratto informa que “na verdade, não há um tema específico nessa exposição. Cada aluno escolheu seu melhor quadro, então o tema é bem variado, de figura humana à casario. O objetivo da escolha do título da exposição foi incentivar os alunos, que estão em desenvolvimento de seus processos criativos, porém estão demonstrando talento em suas obras.”

A ARTISTA

Ângela Zaniratto graduou-se no Curso de Psicologia na Universidade do Sagrado Coração (USC) atual Unisagrado, depois concluiu o Curso de Artes Plásticas na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Bauru).

Quando entrou na Unesp, a artista já era professora de pintura no Atelier de sua irmã Rosa Maria Zaniratto, com a qual deu seus primeiros passos na arte. Seus pais eram artistas e ela sempre viveu nesse ambiente.

Ângela Zaniratto já participou de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente tem um Atelier de Pintura onde ministra aulas de pintura, artesanato, mosaico, pintura em cerâmica, gesso, madeira, entre outros materiais. Na USP participou de duas exposições coletivas e cinco individuais.

Com relação a importância da atividade artística em sua vida, Zaniratto acrescenta que “quando comecei a pintar senti que esse era o meu caminho. Me sinto muito bem dando aula, e mesmo quando estou em meu atelier particular, sinto que escolhi o trabalho certo porque me realiza. Quando estou na frente de uma tela em branco parece que o universo é o limite da criação. Eu posso tudo nesse momento. E o que eu sinto enquanto produtora de arte, é o que tento passar para meus alunos em aula.”

A mostra exibe obras dos seguintes artistas plásticos: Elisabete Lamkowiski de Carvalho, Fátima Marcato, Gilda Massae Ueda Magalhães, João Tadeu César, Julliza dos Anjos Bragato, Lígia Rita Rosa Cavalli, Maria Cristina Zimmermann, Neide Inês Guarinetti Ueda e Tainara dos Santos Aquino.

Serviço:

Exposição “Talentos em Evolução”

Período: 21 de junho a 22 de julho

Local: Centro Cultural do Campus USP de Bauru

Horário de visitação: segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP)

Informações: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Foto: Detalhe da obra "Olhar Felino" de Gilda Massae Ueda Magalhães

Crédito da foto: Giane Quintela (Centro Cultural/USP Bauru)