Lançamento de livro sobre Obesidade e Saúde Bucal

05/05/2016

Lançamento de livro sobre Obesidade e Saúde Bucal

O livro “Obesidade e Saúde Bucal: Riscos e Desafios” será lançado no próximo dia 20 de maio. A obra traz relatos de investigações científicas realizadas por uma equipe de pesquisadores da área de Saúde Coletiva da FOB-USP. A autora Sílvia Helena Carvalho de Sales Peres, professora da faculdade, informa que as pesquisas se concentram, sobretudo, em aspectos epidemiológicos e clínicos.

“No livro, damos um enfoque principal nas condições sistêmicas e bucais de crianças, adolescentes e adultos obesos antes e após a cirurgia bariátrica, resultantes do trabalho conjunto com os alunos de graduação, pós-graduação e colaboradores”, acrescenta.

A autora relata que a obra busca também esclarecer dúvidas clínicas associadas a aplicação da ética, ao atendimento clínico adequado e a investigação, oferecendo grande contribuição científica sobre os temas abordados. “Abre perspectiva de novas investigações e, pela relevância clínica, de ensino e pesquisa, estima-se que seja de interesse de profissionais da saúde e pesquisadores”.

Os estudos científicos são o núcleo fundamental do livro, mas possuem complementação oriundas de temas básicos ligados à fisiopatologia, aspectos clínicos e tratamento cirúrgico da obesidade. “O texto é bem organizado e abrangente e envolve, sobretudo, os distúrbios dentários mais prevalentes na obesidade interpretados na interface dos achados clínicos com os resultados das pesquisas correlatas”, diz Silvia.

O lançamento de “Obesidade e Saúde Bucal: Riscos e Desafios”, editora Dental Press, acontecerá durante o 29º COB, Congresso Odontológico de Bauru, imediatamente após o curso que leva o mesmo nome que acontece das 18h às 21 horas na FOB-USP. Endereço: Alameda Otávio Pinheiro Brisola, 9-75 - Vila Universitária, Bauru, SP.