Evento discute ética na experimentação animal

01/07/2015

Evento discute ética na experimentação animal

No dia 21 de julho, das 14h às 17h, no auditório do Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) será realizado o I Simpósio em Ética na Experimentação Animal.

O evento é uma promoção da Comissão de Ética no Ensino e Pesquisa em Animais (CEEPA) da FOB/USP, com apoio da FAGA Medical. Ana Paula Campanelli, presidente da CEEPA e professora do Departamento de Ciências Biológicas da FOB/USP é a coordenadora do evento.

Segundo a professora Ana Paula, a discussão sobre o emprego de métodos alternativos ao uso de animais e sobre as abordagens para a redução do número de animais utilizados em pesquisa são temas a serem debatidos no evento.

Ela ressalta que eventos desta natureza têm o objetivo de educar e sensibilizar os pesquisadores e todas as pessoas que trabalham com animais sobre a questão ética da experimentação animal e formas de garantir o seu bem-estar.

O simpósio contará com a participação do coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), professor doutor José Mauro Granjeiro, que irá proferir a palestra “Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Científica: Contexto e Base Legal” e do professor doutor Marco Antonio Stephano, também membro do CONCEA, que vai ministrar a palestra “Delineamento experimental e análise estatística”.

A professora Ana Paula Campanelli esclarece que para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa na FOB, a CEEPA tem como missão o “Princípio dos 3 Rs’’ - Princípio Humanitário da Experimentação Animal – Replacement (Substituição), Reduction (Redução) e Refinement (Refinamento) e busca assegurar a utilização de animais de acordo com os preceitos da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, do Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009, e com as normas editadas pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), que é um órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT).

Serviço: Estão sendo oferecidas 60 vagas e as inscrições para o I Simpósio em Ética na Experimentação Animal podem ser feitas até o dia 17 de julho, no e-mail: ceepa@fob.usp.br  Informações no telefone: (14) 3235-8356. A FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP).