FOB-USP prepara a 29ª edição do COB em Bauru

19/04/2016

FOB-USP prepara a 29ª edição do COB em Bauru

No período de 18 a 21 de maio a cidade de Bauru irá sediar um dos mais tradicionais eventos da Odontologia brasileira, o 29º COB. A edição deste ano do Congresso Odontológico de Bauru trará dois temas inéditos, um workshop de fotografia científica e um curso voltado à área do Direito. A promoção do 29º COB é da 52ª Turma do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).

A aluna Maiara Gabriela Gonçales, coordenadora da Comissão de Divulgação do congresso, informa que o workshop de fotografia contará com grandes nomes da área como Rafael Puglisi, Carlos Carvalho e Eduardo Tanajura. Já o curso na área do Direito abordará a inter-relação entre a Odontologia e o Direito nos processos odontológicos. “Assunto nunca antes abordado, mas que sempre despertou interesse dos advogados e profissionais da área”, explica Maiara.

A 29 ª edição do COB também presta homenagem ao professor da FOB-USP Aquira Ishikiriama, dando seu nome ao evento. “O professor Aquira colabora há anos para o crescimento e o aperfeiçoamento dos profissionais da Odontologia”, enfatiza a aluna. O tema central deste ano será “Abordagens tecnológicas na Odontologia contemporânea: do diagnóstico ao tratamento”.

Inovação

Os organizadores informam que o tema escolhido visa primordialmente chamar a atenção da importância de se conhecer as diversas possibilidades de atendimento ao paciente submetido a qualquer tratamento odontológico buscando conhecer cada vez mais as inovações de nossa área, quando utilizá-las e para que são utilizadas, bem como melhorar a qualidade e a praticidade do nosso trabalho. “Faz parte da formação ética do cirurgião-dentista manter-se sempre atualizado quanto aos conhecimentos técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional”.

Lembram também que a tradicional sessão de apresentações de pesquisas e casos clínicos na forma oral e de painéis ocorrerá, permitindo maior troca de experiências entre os participantes, incentivando-os à discussão sobre pesquisa e inovação. Os trabalhos aceitos serão posteriormente publicados em anais do evento.

Há a expectativa, de acordo com a estatística dos anos anteriores, da participação de cerca de 800-1200 pessoas, incluindo cirurgiões-dentistas clínicos, alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia, assim como pesquisadores das áreas de saúde, oriundos de diferentes regiões do país e também do exterior, para atualização de temas em Odontologia, abrangendo as diferentes especialidades.

“Pelo zelo na sua organização e o forte intuito de contribuir com a formação do profissional, refletindo-se em melhor atendimento ao paciente, temos a certeza da relevância deste evento, continuando com um trabalho realizado pela instituição por 28 anos. Adicionalmente, este evento tem contribuído com a pós-graduação, pela programação repleta de palestras assim como pela possibilidade de apresentações de trabalhos científicos, publicação dos trabalhos em anais e participação como banca avaliadora dos trabalhos apresentados”, concluem.

O 29º Congresso Odontológico de Bauru – Prof. Dr. Aquira Ishikiriama acontece nas dependências da FOB-USP, Alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP. Acesse www.cobusp.com.br e conheça a programação completa e outras informações sobre o evento.