USP promove palestras para terceirizados

06/05/2011

USP promove palestras para terceirizados

A Coordenadoria do Campus da USP em Bauru está promovendo um ciclo de palestras sobre a gestão de resíduos voltado aos funcionários terceirizados da área de limpeza. O objetivo é aperfeiçoar e conscientizar os trabalhadores que atuam na FOB, Centrinho e Coordenadoria do campus sobre os procedimentos na operacionalização do serviço de limpeza dentro dos parâmetros estabelecidos pela universidade.

As palestras são ministradas pela engenheira Simone Berriel Joaquim Simonelli, diretora do Core, Escritório Regional de Engenharia e Arquitetura da Coordenadoria do Espaço Físico da USP. As orientações buscam conscientizar as pessoas sobre a importância do trabalho da limpeza. “Não apenas como um ato mecânico, mas como parte de um processo importante que vai da saúde pública à questão ambiental”, informa. Como o campus de Bauru possui hospital, clínicas e laboratórios odontológicos, o descarte, coleta e destinação desses resíduos merecem rigorosos cuidados.

Para o professor Ruy Cesar Camargo Abdo, coordenador do campus de Bauru, “a orientação aos funcionários é fundamental porque reflete diretamente nas ações do cotidiano que colaboram  com a qualidade de vida”.  E é sob esse aspecto que Francisco Batista dos Santos, funcionário terceirizado da área de limpeza no campus, interpreta sua função. “O que eu faço –reciclagem- não é importante só para o meu trabalho, eu faço em casa também. Temos que pensar naqueles que virão depois”, diz, reconhecendo seu trabalho como fundamental para as gerações futuras.

Além das orientações de gestão de resíduos, foram abordados temas de programas da USP que contemplam questões voltadas à preservação do meio ambiente, como o Pure, Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia; o Pura, Programa de Uso Racional da Água, e o USP-Recicla, programa que integra assuntos relativos à educação ambiental e gestão compartilhada de resíduos na Universidade de São Paulo. Os procedimentos de orientação aos funcionários terceirizados são os mesmos oferecidos para os servidores concursados.

Este ciclo de palestras é organizado em parceria com o Grupo Provac, que atua na área de serviços terceirizados, e será realizado a cada semestre. O próximo ciclo está previsto para o mês de outubro.