Acontece no campus Campanha da Voz 2019

25/04/2019

Acontece no campus Campanha da Voz 2019

O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) está realizando a Campanha da Voz FOB-USP 2019 com uma intensa programação.

Numa iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) a Campanha comemora o “Dia Mundial da Voz” e o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz” ambos celebrados no dia 16 de abril.

Segundo a professora Lídia Teles, responsável pela comissão coordenadora do evento do Curso de Fonoaudiologia da FOB, o objetivo da Campanha é conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, informar sobre sinais e sintomas que viabilizem o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Programação

Saúde Vocal no Calçadão da Batista de Carvalho - Dia 27 de abril (sábado) das 9h às 11h30

Orientação vocal à população com entrega de flyers da campanha, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina. Para esta atividade foi convidada a Bateria do curso de Odontologia.

Dia da Voz no Bauru Shopping - Dia 27 de abril (sábado) das 13h às 20h.

Apresentação de corais, cantores e músicos de Bauru e região, orientação vocal com entrega de flyers da campanha, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina.

Caminhada da Voz na Av. Getúlio Vargas - Dia 28 de abril (domingo) das 9h às 10h

Com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina, professores e funcionários do campus USP de Bauru e toda comunidade de Bauru e região. Para esta atividade será disponibilizada uma barraca do centro esportivo, que servirá de apoio para os alunos na entrega de maçãs, água e flyers.

Almoço Musical no Centro Cultural do campus. De 22 a 26 de abril (segunda a sexta-feira) das 12h às 14h.

Com a apresentação musical dos alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina e funcionários.

Celebração do Dia Mundial da Voz no campus da USP de Bauru. Durante o mês de abril.

Os alunos de graduação e pós-graduação do curso de Fonoaudiologia estão realizando visitas nos setores do campus da USP (FOB, Prefeitura do Campus e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais-HRAC) com dicas e orientações sobre saúde vocal aos funcionários e pacientes. Durante a visita estão sendo entregues maçãs e flyers da campanha.

Palestras sobre Cuidados com a Voz. Durante o mês de abril estão sendo ministradas palestras pelos alunos de graduação e pós-gradução em empresas, igrejas, escolas públicas e particulares. Os interessados devem enviar email para lidiatm@usp.br e agendar um horário.

Página no Facebook "Só para quem ama a voz"

Com postagens sobre saúde vocal, mitos e verdades e os cuidados com a voz.