Conteúdo atualizado em 25.03.2024

Professora Marília Buzalaf é a nova diretora da FOB

11/03/2022

Professora Marília Buzalaf é a nova diretora da FOB

A professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf assumiu oficialmente (10/03/2022) a função de diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo(FOB-USP). Então vice-diretora, sucede o diretor Carlos Ferreira dos Santos que passou a  ser seu vice neste novo mandato. Vide (foto/divulgação) os novos dirigentes.

Ambos, eleitos, foram designados pela Reitoria da USP, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 22/12/2021. A cerimônia de posse dos novos dirigentes acontece em 25 de março, às 16 horas, no Teatro Universitário da FOB-USP. O mandato é de quatro anos.

“Neste mandato teremos uma situação inusitada em que, pela primeira vez, haverá uma inversão de posições na diretoria e vice-diretoria da nossa unidade. Eu e o professor Carlos zelaremos pela manutenção da excelência característica da FOB, propondo mudanças necessárias de forma a atender às novas demandas da nossa comunidade e da sociedade, em constante movimento”, diz a diretora Marília.

Para o novo vice-diretor, professor Carlos, essa gestão significa um momento de desafios e muitas transformações, e revela os motivos. “Destaco a coragem da professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf em conduzir a FOB em momento tão marcante em que nossa faculdade comemorará 60 anos de atividades de excelência. As perspectivas são muitas, especialmente em relação ao projeto de criação da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo, pois hoje o curso de Medicina está temporariamente ligado à FOB. Mais que nunca, a união de toda a nossa comunidade do campus da USP de Bauru será fundamental para que sejam realizados todos os projetos presentes no nosso plano de gestão”.

Desafios

Marília Buzalaf aponta como um dos primeiros e dos mais importantes desafios neste início de mandato, o retorno 100% presencial às aulas, tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Estamos certos de que esse retorno será feito de forma segura, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos centrais da Universidade. Durante nossa gestão, cuidaremos da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação, valorizando atividades de internacionalização e procurando expandir os convênios e programas de graduação com duplo diploma. A USP tem hoje mais da metade dos seus alunos ingressando por meio de políticas de cotas sociais e raciais. Portanto, julgamos ser de extrema importância identificar e prestar apoio aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.

A nova diretora da FOB-USP informa também que consta de seu plano de gestão reconhecer e incentivar docentes e servidores que se destacarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, pois acredita ser fundamental valorizar o mérito. “Também pretendemos estimular nossos docentes a constituírem grupos de pesquisa inter e transdisciplinares, e a submeterem projetos de pesquisa de grande porte a agências de fomento, bem como atrair pós-doutorandos e jovens pesquisadores, do Brasil e do exterior, para compor nosso quadro de pesquisadores. Por último, mas não menos importante, estamos em um ano festivo para a FOB, que completará 60 anos. Serão em breve propostas diversas atividades, para comemorarmos em grande estilo”.

Biografia

A diretora Marília Afonso Rabelo Buzalaf foi aluna da faculdade que agora dirige. Ingressou na graduação da FOB-USP, em 1989, após aprovação em primeiro lugar no concurso Vestibular da Fuvest. É professora titular do Departamento de Ciências Biológicas e assumiu a vice-diretoria em 18 de setembro de 2021, devido à vacância no cargo gerada pelo falecimento do professor Guilherme dos Reis Pereira Janson.

Graduou-se em Odontologia em 1992, ocasião em que recebeu o Prêmio João Sampaio Dória, do Conselho Regional de Odontologia, como a aluna com a maior média ponderada da turma. Concluiu o Mestrado em Periodontia na FOB (1995) e, em 1996, foi contratada como professora assistente junto à Disciplina de Bioquímica. Em 1999, concluiu o Doutorado em Biologia Funcional e Molecular no Instituto de Biologia da Unicamp. Em 2002, tornou-se professora associada e, em 2007, professora titular do Departamento de Ciências Biológicas.

Ao longo dos 25 anos de carreira docente na USP exerceu várias funções administrativas, como vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (2003-2007), vice-chefia (2004-2006) e chefia (2006-2010) do Departamento de Ciências Biológicas, presidente da Comissão de Pesquisa (2014-2018) e vice-coordenadora da CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas, desde 2019. Atualmente representa a Congregação da FOB-USP junto ao Conselho Universitário.

No que diz respeito às atividades de pesquisa, Marília Buzalaf publicou mais de 400 artigos em periódicos de seletiva política editorial e recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais, como Basil Bibby Young Investigator Award, do Grupo de Cariologia da International Association for Dental Research (IADR), em 2008,e o Distinguished Scientist H. Trendley Dean Award, da IADR, em 2014. É pesquisadora 1A do CNPq e coordenadora da Área de Saúde II (Odontologia) da Fapesp.

Luís Victorelli (MTb 21.656)