Câncer de cabeça e pescoço é tema na USP

18/03/2014

Câncer de cabeça e pescoço é tema na USP

No dia 24 de março, o Departamento de Ciências Biológicas (Disciplina de Histologia) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar o evento “Encontro com pesquisadores da Universidade Queen Mary (Londres/Inglaterra) discute câncer de cabeça e pescoço: células-tronco, inflamação e estresse”.

O evento constará de duas palestras, ministradas pelos pesquisadores Ian Mackenzie e Ania Korszun, e será realizado no Teatro Universitário "Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB/USP, com início às 14h30 e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Camila de Oliveira Rodini Pegoraro, docente da Disciplina de Histologia da FOB, é a coordenadora do evento e afirma que sua realização tem o objetivo de contribuir para a consolidação da parceria científica entre a FOB/USP e a Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade Queen Mary de Londres, em estudos nas áreas de câncer de cabeça e pescoço, em especial, em células-tronco de câncer.

A professora Camila Rodini acrescenta que o início da colaboração científica ocorreu durante seu estágio de pós-doutoramento (com apoio da Fapesp) no laboratório de células-tronco de câncer do professor Ian Mackenzie, um dos palestrantes, período em que realizou treinamento técnico-científico relacionado ao estudo dessas células.

Rodini afirma que um projeto de pesquisa na modalidade Jovem Pesquisador, que envolve o professor Ian como colaborador, encontra-se em análise pela Fapesp e, se aceito, possibilitará à FOB transformar-se em centro de referência no estudo de células-tronco de câncer de boca.

A coordenadora esclarece que o evento é dirigido a pesquisadores e pós-graduandos das áreas de Ciências da Saúde com interesse particular em câncer de cabeça e pescoço, células-tronco de câncer, inflamação e estresse psicológico em condições traumáticas.

As palestras serão proferidas em inglês, sem tradução simultânea, com entrada gratuita e aberta ao público em geral. Solicita-se inscrição prévia até 21 de março no link: http://web.fob.usp.br/inscricao-rod-inicial

Haverá emissão de certificados aos participantes.

O evento acontecerá na FOB/USP, localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Informações adicionais pelo telefone: (14) 3235-8259, com a secretária Teresa, ou pelo e-mail: carodini@usp.br, com a Professora Doutora Camila de Oliveira Rodini Pegoraro.

Programa

Palestra: “Células-tronco de câncer – origens, propriedades e consequências para terapia”

Palestrante: Ian Mackenzie, professor titular de Ciências de Células-tronco do Instituto Blizard da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade Queen Mary de Londres (The Royal London and Barts Hospitals Medical and Dental Schools – QMUL)

Resumo: Pesquisas recentes relacionam a presença de células-tronco de câncer com o crescimento, disseminação e recorrência do câncer de cabeça e pescoço. A palestra abordará aspectos experimentais na identificação e caracterização desta subpopulação celular, bem como suas implicações clínicas.

Palestra: “Depressão, estresse e qualidade de vida em pacientes com câncer – a inflamação é o link?”

Palestrante: Ania Korszun, professora titular de Psiquiatria e Educação do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade Queen Mary de Londres (The Royal London and Barts Hospitals Medical and Dental Schools – QMUL)

Resumo: Alterações psicológicas durante o tratamento do câncer de cabeça e pescoço são associadas com o aumento da mortalidade e pior qualidade de vida dos pacientes. A palestra abordará a relação entre inflamação, estresse e depressão, bem como sua influência no desfecho do tratamento.

Ilustração: Camila Medina (FOB/USP)