Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


FOB/USP conta com nova diretora

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B
07/03/2014

FOB/USP conta com nova diretora

Foi realizada no dia 10 de março, às 10h, no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira”, a cerimônia de posse da professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, na função de diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

A cerimônia contou com a presença de Marco Antonio Zago, reitor da USP, dentre outras autoridades da Universidade e de Bauru, incluindo o prefeito municipal, Rodrigo Agostinho.

 

Na oportunidade também foi realizada a cerimônia de entronização do quadro do professor José Carlos Pereira, diretor cessante da FOB/USP, na galeria dos ex-diretores.

O Teatro Universitário localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).


                                                   Currículo


Maria Aparecida possui graduação em odontologia pela FOB/USP (1981). Fez Residência em Odontopediatria no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, onde obteve o título de especialista em Odontopediatria (1982/1984).

Fez o Mestrado (1988) e Doutorado (1993), ambas as titulações obtidas no Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FOB/USP.

Em julho de 1984 tornou-se odontopediatra do HRAC/USP, exercendo esta atividade até julho 1990, quando passou a integrar o corpo docente da Disciplina de Odontopediatria da FOB, no cargo de Professora Assistente.   

Obteve os títulos de Professora Livre Docente (2003) e Professora Titular (2009), ambas na Disciplina de Odontopediatria da FOB/USP.

Ao longo de sua carreira publicou 170 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais de seletiva política editorial, 2 livros, 6 capítulos de livro, ministrou diversos cursos e palestras em eventos científicos nacionais e internacionais.

Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: prevenção da cárie dentária e doença periodontal, erosão dentária, angiogenese e processos patológicos da polpa dentária, terapias fotônicas em odontologia, com ênfase ao uso do laser e LEDs, e saliva com ênfase ao diagnóstico de doenças.

Desde 2007 é bolsista em Produtividade em Pesquisa nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Exerceu as funções de chefe do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva (2005/2007), presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOB (2006/ 2010).

Exerceu o cargo de vice-diretora da FOB/USP no período de 2010/2014.

Em dezembro de 2013 foi eleita e indicada para exercer o cargo de diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), para um mandato de 4 anos (2014/2018).


Foto: Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia