Internet: USP lança novo portal em Bauru

28/04/2011

Internet: USP lança novo portal em Bauru

Agora acessar informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela Universidade de São Paulo em Bauru ficou mais fácil e rápido. Já está na Internet o portal do campus USP de Bauru com dados sobre serviços, cursos, eventos, editais de licitações, concursos e notícias de interesse público. Bauru é o terceiro campus a lançar seu portal; Ribeirão Preto e São Carlos já disponibilizaram. O endereço do novo site é www.bauru.usp.br.

O internauta terá à sua disposição informações relativas à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), conhecido como Centrinho, e Coordenadoria do Campus (CCB), bem como links de acesso aos sites oficiais destas unidades. O novo portal foi construído com software livre e integralmente desenvolvido pelo pessoal da própria USP.

“Com o novo serviço, a população vai conhecer o que acontece nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Queremos tornar visível às pessoas o que fazemos na Universidade”, informa o coordenador do campus, Ruy Cesar Camargo Abdo. Esta visibilidade também é compartilhada pelos diretores das unidades da USP na cidade. “Esta é, sem dúvida, a forma mais direta e eficiente para que toda a sociedade possa, espontaneamente, buscar por informações, sejam de interesse acadêmico, profissional ou social”, diz o diretor da FOB/USP, José Carlos Pereira. “A iniciativa facilita o acesso da comunidade. Num único portal, as pessoas podem obter informações básicas sobre ensino, pesquisa e serviços das unidades que integram o campus de Bauru da USP”, acrescenta o superintendente em exercício do Centrinho-USP, João Henrique Nogueira Pinto.

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e, em Bauru, conta com a colaboração dos setores de Informática da FOB e CCB e dos setores de Imprensa da CCB e HRAC. Marcia Blasques, diretora da Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online da CCS/USP, lembra que o portal integra um projeto mais amplo de organização do sistema de informação online da universidade. “O Portal é um meio pelo qual o usuário encontra o que precisa, por exemplo: transporte, moradia, alimentação, entre outros”.

Para o diretor administrativo da Coordenadoria do Campus, Fábio Eugenio de Souza, a concepção do novo portal do campus surgiu com um levantamento de necessidades e planos de ações organizados pela comissão local do Gespública/USP, em meados de 2009, e segue a identidade visual do site oficial da USP. ”O portal é uma porta de entrada, sempre aberta, para que a comunidade externa conheça nosso trabalho”, exemplifica. Os demais campi da USP, Pirassununga, Piracicaba e Lorena, terão seus portais desenvolvidos ao longo do ano.