Estação Ciência de Bauru começa a definir experimentos

03/03/2011

Estação Ciência de Bauru começa a definir experimentos

Para estabelecer os critérios de apresentação, os padrões de interatividade e o perfil temático dos experimentos, a Comissão de Implantação da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru prepara a realização de um workshop previsto para o mês de maio próximo.

O evento deverá contar com a participação das 35 instituições, entidades e segmentos de produção e difusão de C&T que integram oficialmente a comissão de estudos e possíveis novos parceiros colaboradores.

Projetos para ações pedagógicas e de popularização do conhecimento, bem como o planejamento logístico do espaço reservado pela Prefeitura Municipal de Bauru na antiga estação ferroviária da NOB, também integrarão os temas de discussão. A Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru ficará vinculada à Secretaria Municipal de Educação.  Os resultados dos trabalhos servirão para alicerçar o projeto final, com lançamento previsto para o próximo ano.

Com uma organização coletiva mobilizada pelas ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e um processo de implantação compartilhado com os setores que produzem e difundem C&T, públicos e privados, a Estação Ciência de Bauru trouxe algumas características inéditas no país. Essa experiência bauruense será apresentada durante o I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, de 29 de março a 1º de abril, no Rio de janeiro.

Além da apresentação dos trabalhos no evento, organizado pela ABCMC, os membros da Comissão da Estação Ciência de Bauru deverão trazer subsídios para o aperfeiçoamento da popularização científica e tecnológica, tanto na abordagem prática como na acadêmica, para os futuros projetos integrados da Estação Ciência de Bauru e para as próprias instituições parceiras.

As unidades do campus da Universidade de São Paulo em Bauru, Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP), com o apoio estrutural da Coordenadoria do Campus (CCB-USP), são parceiras instituidoras da Estação Ciência de Bauru.

Membros da Comissão de Implantação da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru

Associação Amigos da Ciência (AAC), COC Bauru, CTI Isaac Portal Roldán, Departamento de Popularização e Difusão de C&T/MCT, Diretoria de Ensino da Secretaria Estadual da Educação, Estação Ciência da USP-SP, ETEC Astor de Mattos Carvalho, FAAC-Unesp, Faculdade Anhanguera, FC-Unesp, FEB-Unesp, FIB, FOB-USP, HRAC-USP, IESB-Preve, Instituto Lauro de Souza Lima, ITE, IPEM-SP. IPMet, Programa JC na Escola, Projeto Sciencenet, Sociedade do Sol Bauru - Grupo Tottus Brasil, Secretarias municipais da Cultura,  Desenvolvimento Econômico, Educação e Meio Ambiente, SENAC, SENAI, SESI, SEST-SENAT, SORRI-Bauru, Uninter, UNIP, USC e Zoológico de Bauru.