Sociedade Europeia premia pesquisa da FOB

06/10/2017

Sociedade Europeia premia pesquisa da FOB

A pesquisa “Expressão gênica de fatores de adesão e formação de biofilmes por cepas de Fusobacterium nucleatum isolados de canais radiculares” de autoria de Flaviana Bombarda de Andrade, professora Associada da Disciplina de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) ganhou o primeiro lugar na categoria painel científico no Congresso da Sociedade Europeia de *Endodontia (tratamento de canal dentário).

O “18th Biennial ESE Congress” da Sociedade Europeia de Endodontia aconteceu na cidade de Bruxelas, na Bélgica, no período de 13 a 16 de setembro.

O trabalho premiado faz parte do doutorado da cirurgiã-dentista Raquel Zanin Midena, ex-orientada da professora Flaviana Bombarda de Andrade, com a colaboração dos seguintes autores da FOB: professor Carlos Ferreira dos Santos (vice-diretor da FOB), o funcionário Thiago Dionísio, a ex-aluna Ana Carolina Morandini e a aluna de Mestrado Maricel Cuellar e do professor Rafael Stipp, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp).

Este trabalho foi previamente selecionado dentre os cinco melhores para premiação na categoria de pesquisa original na forma de pôster e também foi apresentado oralmente, concorrendo com trabalhos de grande expressão de diferentes países.

Centro Médico da Universidade de Groningen

Em setembro durante a viagem, a professora Flaviana fez uma visita ao Centro Médico da Universidade de Groningen, na Holanda, para conhecer os laboratórios com foco em pesquisa sobre biofilmes, discutir novos projetos e parcerias, além dos que já estão em andamento com o professor Luc van der Sluis, endodontista e diretor da Faculdade de Odontologia.

No auditório do Centro Médico da Universidade de Groningen a professora ministrou uma palestra a dentistas locais, professores e funcionários da Universidade intitulada “Contaminação do sistema de canais radiculares e protocolos para sua eliminação”. Neste Centro Médico a doutoranda da FOB Thais Cristina Pereira, orientada da professora Flaviana realiza um doutorado sanduíche.

Com relação a esta experiência internacional a professora Flaviana Andrade acrescenta que “a oportunidade de conhecimento de outras culturas por si só já é gratificante e enriquecedora, ainda mais quando se faz uma parceria científica adquirindo outras ideias, maneira de fazer, utilização de equipamentos e dispositivos não existentes em nossa faculdade, além de poder trabalhar e discutir ciência com um ícone da Endodontia, professor Luc van der Sluis, pesquisador renomado por seus trabalhos sobre irrigação dos canais radiculares, uso de ultrassom e avaliação e controle de biofilmes, entre outras linhas de pesquisa. Para a FOB e para o Brasil é gratificante, pois é possível desenvolver pesquisa de qualidade neste país, com ideias originais, poucos recursos, mas primando sempre pela excelência”.

*A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Foto: Flaviana Bombarda de Andrade no Congresso de Bruxelas com o professor Fouad