Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Última semana da mostra “Flores para Setembro”

22/09/2017

Última semana da mostra “Flores para Setembro”

“Flores para Setembro” é o tema da exposição do Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

A mostra ficará exposta no saguão de entrada da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP até o dia 28 de setembro.

Os 21 expositores são integrantes do Programa Revivendo (terceira idade) do Campus de Bauru da USP, que participam das oficinas de Pintura a óleo sobre tela, coordenadas por Giane Tenório Quintela, servidora da Seção de Eventos Culturais da PUSP-B.

Clóris Duarte da Costa Aznar
Sônia Aparecida de Souza Ferreira
Telma Evelise Simão Gabriel
Yoko Matsuda

Estão expostas 21 obras nas técnicas de óleo sobre tela, pintura em tecido e mista.

A temática floral é frequente nas oficinas, dessa forma os participantes uniram-se para celebrar a chegada da primavera, trazendo flores para o mês de setembro.

As oficinas de pintura em tela são oferecidas há mais de 20 anos com o objetivo de proporcionar o contato com a arte por meio da pintura, desenvolvendo habilidades, coordenação, concentração e criatividade.

Segundo Giane Quintela, as oficinas são desenvolvidas com um trabalho individualizado. Cada participante escolhe o que deseja pintar e é auxiliado na execução da obra. Quando há exposição coletiva seguem o tema proposto.

Onofrina Francisca Maia Munhoz, 86 anos, costureira e florista aposentada participa da oficina de Pintura a óleo sobre tela e escultura desde 1991, na época do artista plástico Farid Lawi. Ela afirma que a pintura é uma terapia, um ótimo exercício, além de uma oportunidade de confraternização.

Sonia Ferreira, 76 anos, professora aposentada de Pré-Escola Municipal ressalta que sempre gostou de pintura e desenho e participa da oficina da USP há 7 anos. Para ela esta atividade é um prazer porque além de exercitar a mente é uma oportunidade de fazer novas amizades e voltar renovada para casa.

“Flores para Setembro” permanece aberta à visitação pública, no saguão de entrada da FOB/USP até o dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h.

A FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).

Foto: Expositoras Maria do Carmo Rangel, Sebastiana Lopes, Rosa Casal, Dirce Cardoso, Sônia Ferreira, Onofrina Munhoz, Marlene Menconi e Shirley Ferraz

Crédito da foto: Giane Quintela