Pesquisa sobre gengiva necessita de voluntários

11/05/2015

Pesquisa sobre gengiva necessita de voluntários

A Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) procura voluntários para realizar medições da gengiva (foto ilustrativa, abaixo). A pessoa não pode ter qualquer comprometimento sistêmico (diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, hepáticos, etc.) e deve apresentar boa higiene oral.

Os interessados em participar devem comparecer à Clínica 2, multidisciplinar, da FOB-USP nos seguintes dias: 12 e 14 de maio, das 14h às 16h30; 18 de maio, das 8h às 10h30; 19 e 21 de maio, das 14h às 16h30, para avaliação. Os telefones de contato são (14) 3235-8242 e (91) 99272-0120.

A avaliação integra o projeto de pesquisa da doutoranda Fabíola Azevedo, da disciplina de Periodontia, sob orientação do professor Sebastião Luiz Aguiar Greghi. O título da pesquisa é “Avaliação imunoenzimática de mediadores inflamatórios no fluido gengival humano de acordo com a faixa de mucosa ceratinizada e em sítios submetidos a enxerto gengival”.

“Como não há relato na literatura a respeito dos níveis de mediadores inflamatórios detectados em sítios clinicamente sadios, levando-se em consideração a faixa de mucosa ceratinizada, torna-se importante conhecer, através de um estudo clínico observacional transversal, com o uso de ensaio imunoenzimático, se a faixa de mucosa ceratinizada influencia nos níveis de mediadores inflamatórios detectados no fluido do sulco gengival humano”, informa Fabiola, sobre o estudo.

A FOB-USP localiza-se na Alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP.