Bem-estar social é tema de congresso na FOB

13/05/2013

Bem-estar social é tema de congresso na FOB

No dia 15 de maio, às 19h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) acontece a solenidade de abertura do “26º Congresso Odontológico de Bauru (COB) – Prof. Dr. Alceu Berbert”, com o tema “Odontologia Interdisciplinar melhorando o Bem-Estar Social”.

O evento deve reunir mais de mil congressistas, procedentes de vários estados do Brasil e de países da América Latina como: República Dominicana, Colômbia, Perú, Paraguai, e dois professores palestrantes da Suíça e Alemanha trarão profissionais para participar do COB.

A programação científica do COB começa às 8h, do dia 16 de maio, com atividades científicas no período da manhã, tarde e noite. Também estão sendo oferecidos cursos para protéticos e auxiliares odontológicos, com preço especial e no período noturno para não atrapalhar o horário de trabalho.

Marco Antonio Hungaro Duarte, professor da Disciplina de Endodontia da FOB e coordenador científico do COB informa que o tema deste ano visa alertar os profissionais para integrarem vários conhecimentos na abordagem do paciente. “Por exemplo, num tratamento endodôntico (canal), não se deve ter apenas o conhecimento técnico, mas também conhecer os aspectos microbiológicos, histológicos e patológicos que estão envolvidos. Este conhecimento interdisciplinar faz com que a intervenção seja melhor realizada, aumentando o índice de sucesso e consequentemente o bem estar social do paciente.”

Duarte esclarece que o congresso objetiva abordar a odontologia não só no seu caráter técnico. Desta forma, a programação científica tem temas como o cirurgião-dentista no âmbito militar, com enfoque na sua atuação profissional na marinha, exército e aeronáutica. Outro tema abordado é o cirurgião-dentista inserido nas políticas de saúde do governo, ou seja, a sua atuação no Programa de Saúde na Família (PSF) e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO). Também será tema do Congresso o avanço tecnológico na odontologia, utilizado na saúde bucal da população.

O COB é organizado pelos alunos do 4º ano de graduação do curso de odontologia e tem como presidente a acadêmica Brunna Mota Ferrairo. A aluna informa que uma ação social do Congresso foi realizar uma escovação supervisionada em 450 crianças, de recém-nascido a 12 anos de idade, numa creche no Santa Edwiges, em Bauru.

Além do atendimento odontológico, os alunos da FOB passaram uma tarde brincando com as crianças. A atividade foi coordenada por Roosevelt da Silva Bastos, professor da Disciplina de Saúde Coletiva da FOB e responsável pela ação social do COB.

O Congresso termina no sábado, dia 18 de maio, com um jantar de encerramento a partir das 22h, no Buffet Mantovani, onde acontece a premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados e uma homenagem aos 10 anos de atuação do Projeto de Extensão “FOB/USP em Rondônia”.

Informações e inscrições podem ser feitas no site: www.cobusp.com.br   ou pessoalmente das 11h às 14h, defronte a cantina do campus e das 18h às 19h, no saguão de entrada da FOB. Informações adicionais com Brunna Mota Ferrairo, presidente do 26º COB no telefone: (14) 9109-0166.