Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Leia Conversa de Médico e outras histórias

11/08/2016

Leia Conversa de Médico e outras histórias

Para quem gosta de ler uma boa história, daquelas que nos fazem saborear cada palavra, surge uma boa notícia. Foi lançado o livro “Conversa de médico e outras histórias”.  A obra, como o título sugere, são memórias do médico cardiologista e professor titular, já aposentado, das áreas de Farmacologia e Fisiologia da FOB-USP, Roberto Loureiro Maringoni.

O livro tem 226 páginas, 6 capítulos e uma centena de boas histórias. Segundo o professor Maringoni, a obra não tem nenhuma pretensão comercial. Foram impressos apenas 120 exemplares que estão sendo distribuídos para os amigos, pessoas mais próximas, e estará à disposição na Biblioteca da FOB-USP. Enfim, “apenas um singelo registro de boas lembranças”, como ele mesmo diz.

Mas não se iluda com a modesta apresentação, o livro vai bem além. É um testemunho de vida. Tem relatos de pacientes, amigos, familiares e aquelas passagens pitorescas e engraçadas, da profissão, da academia, da vida pessoal, e de uma vida toda  voltada à medicina é à educação.

E não deve parar por aí! O professor Maringoni revela, “gostei de escrever”. Depois de terminar “Conversa de médico e outras histórias”, Maringoni já produziu mais 10 novas histórias, ainda inéditas.

O Autor

Roberto Loureiro Maringoni tem 84 anos. É médico formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-graduado em Bioestatística pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Atuou em consultório de 1958 a 1986.

Foi professor e chefe de Departamento de Ciências Fisiológicas da FOB-USP e diretor da Divisão Médica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, o Centrinho/USP. Possui 50 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E, também, é escritor.