Docente destaca-se em congresso internacional

28/10/2015

Docente destaca-se em congresso internacional

O professor Eduardo Sanches Gonçales, da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) participou em outubro do “97o. Congresso Anual da Associação Americana de Cirurgia Oral e Maxilofacial”.

O congresso é considerado um dos principais eventos de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) do mundo e foi realizado em Washington DC, nos Estados Unidos da América do Norte, e contou com a participação de profissionais de vários países.

O professor Eduardo participou como congressista, apresentador oral de resumo de pesquisa e de poster. Dentre as 47 apresentações orais foi o único brasileiro a fazê-lo. Na categoria pôster dos 50 apresentados somente 2  eram de brasileiros, sendo um deles do referido professor.

No evento, o professor Eduardo Gonçales apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida na FOB, em conjunto com o Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual da Louisiana, nos Estados Unidos.

A pesquisa tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o título: “Análise tridimensional volumétrica do espaço aéreo faríngeo de 50 indivíduos submetidos à cirurgia ortognática para avanço de maxila”.

O título do painel apresentado foi “Análise comparativa microscópica, dimensional, da resistência e dureza de três sistemas de fixação interna rígida”. Este painel recebeu o convite para publicação no Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, que é a revista da Associação Americana de Cirurgia Oral e Maxilofacial (AAOMS), considerada uma das principais e mais tradicionais revistas da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

Finalizando, o professor Eduardo Sanches Gonçales fala da importância de sua participação neste evento. “Entendo como muito importante minha participação no evento, por ser o único brasileiro a fazer uma apresentação oral e de ter somente 2 posteres de brasileiros, o que aumenta a responsabilidade de quem está lá, representando o Brasil, o estado de São Paulo e a FOB/USP. Acredito que é necessário fazer um bom papel e mostrar para o mundo que o Brasil possui pesquisas de qualidade. Além disso, existe um enorme ganho de experiência e conhecimento”.

Foto: Prof. Dr. Eduardo Sanches Gonçales, docente da FOB/USP

Crédito da foto: Denise Guimarães