Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Vem aí o 27º COB e EROSION 2014

Luís Victorelli
02/04/2014

Vem aí o 27º COB e EROSION 2014

Com o tema “Qualidade de Vida: A importância de atender integralmente o seu paciente”, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) vai realizar o 27º Congresso Odontológico de Bauru - José Humberto Damante (27º COB). O evento que há 26 anos faz parte do calendário anual da faculdade possibilita maior interação entre a comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais das diversas áreas odontológicas.


“O tema central visa primordialmente chamar a atenção do profissional da área odontológica no seu papel de contribuir com a qualidade de vida a partir de procedimentos que vão do diagnóstico, prevenção ao tratamento e controle da saúde bucal. Neste contexto, também se considera a necessidade de melhor capacidade de comunicação com o paciente para que ele participe de forma mais consciente desse processo. Aspectos funcionais e estéticos alicerçam o sucesso desta promoção de saúde bucal”, informa Linda Wang, professora associada da Disciplina de Dentística da FOB-USP e coordenadora docente científica do 27º COB.


Neste ano, ministrantes brasileiros e estrangeiros, bem como pós-graduandos e profissionais das áreas afins, abordarão palestras relacionadas ao objetivo do tema central. Dentre eles, a professora Linda destaca nomes internacionais como a Profa. Dra. Anna Fuks de Israel, a Profa. Dra. Annette Wiegand e o Prof. Dr. Hendrik Meyer Lueckel, ambos da Alemanha e o Prof. Dr. Phillip Sahrmann, da Suíça. Palestrantes nacionais como a Profa. Dra. Patrícia Pereira (Unb-DF), o Prof. Dr. Paulo Francisco Cesar (FOUSP-SP), o Prof. Dr. Carlos Estrela (UFG-GO), o Prof. Dr. Mario Taba Junior (FORP-SP), a Profa. Dra. Edela Puricelli (UFRS- RS) e o Prof. Dr. Saul Paiva (UFMG-MG) reforçam esse time.


Haverá também uma expressiva participação dos docentes da FOB-USP e HRAC-USP ministrando palestras das diversas áreas. Para completar, atividades práticas serão oferecidas atividades de “hands on” e “workshop”. A estruturação do 27° COB foi baseada em eventos anteriores organizados pela instituição. Um dos pontos a se ressaltar será a retomada da 2ª edição do “Meeting Erosion”, que teve sua primeira edição em 2010. Também  haverá o Encontro de profissionais que participaram durante sua formação/graduação do Programa de Educação Tutorial (PET), que está a caminho de completar seus 30 anos na FOB-USP.


“Incluir o Meeting de Erosão retrata a significância deste cenário na Odontologia que envolve hábitos do dia a dia do paciente de forma a decorrer no aumento da incidência de lesões não cariosas, especialmente a erosão dentária. Este tema tem despertado grande interesse de profissionais e população e os últimos avanços em pesquisa nesta área têm trazido maior fundamentação para guiar o profissional em seu tratamento, tanto pelas pesquisas de base como as clínicas”, explica Linda.


A coordenadora científica do evento informa ainda que o encontro de bolsistas atuais e egressos do PET contará com palestrantes docentes-pesquisadores de áreas e instituições de atuação diversificadas, contribuindo na forma de palestras sobre a linha de pesquisa corrente, enfatizando aspectos voltados à qualidade de vida. “A tradicional sessão de apresentações de pesquisas na forma oral e de painéis ocorrerá permitindo maior troca de experiências entre os participantes, incentivando-os à discussão”. Os organizadores lembram que os trabalhos aceitos e apresentados serão posteriormente publicados em anais. Atividades paralelas relacionadas ao conceito de sustentabilidade também serão desenvolvidas junto ao USP recicla.


O 27º Congresso Odontológico de Bauru - José Humberto Damante - “Qualidade de Vida: A importância de atender integralmente o seu paciente” acontece de 14 e 17 de maio de 2014 na FOB-USP. Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP. Mais informações em www.cobusp.com.br.

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia