Disputa por poder é tema de peça na USP

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
21/10/2010

Disputa por poder é tema de peça na USP

O Circuito TUSP de Teatro apresenta a peça “Save the Queen”, nos dias 23 e 24 de outubro, às 20h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O espetáculo é gratuito e conta com promoção conjunta do TUSP (Teatro da USP), Seção de Eventos Culturais da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da USP e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FOB.

O “Projeto Save The Queen” propõe uma intervenção em espaços públicos a partir de uma fábula que trata da disputa territorial entre duas rainhas. Influenciado por Shakespeare e Monty Phyton, o grupo teatral apresenta uma reflexão sobre a manutenção de estruturas de poder.

Com direção de Júlio Barga e dramaturgia de Mariana Soutto Mayor, a peça tem criação e realização dos artistas Amanda Del Corso, Daniel Oliveira, Júlia Moretti, Paloma Franca e Raquel Morales.

O “Projeto Save The Queen” formulou e desenvolveu o espetáculo durante as aulas de direção e dramaturgia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), orientadas por Antônio Araújo, Marcos Bulhões e Sérgio de Carvalho.

O texto teatral “Save The Queen” é uma dramaturgia mutável, visto que o enredo é sempre o mesmo, porém determinado pelas variáveis do local de apresentação. Desta forma, cada local de apresentação significa um novo espetáculo, já que a partir da ocupação espacial há a adaptação da fábula através de um estudo da história do lugar, sua arquitetura e seus habitantes.

A narrativa é uma fábula sobre a disputa por poder e território entre duas rainhas, as irmãs Anne Cardume e Maria Edite Cardume. Descendentes de dinastias guerreiras, as rainhas-irmãs entram em guerra por interesses duvidosos, criando uma zona de combate em meio a crises financeiras e emocionais.

A contragosto da Rainha Mãe, Lucrécia Cardume, as filhas percorrem o campo de batalha levando seus atos às últimas consequências. E por fim, quando não é mais possível saber quais as reais razões da destruição, resta apenas um espaço clamante por uma coroa.

O Teatro Universitário da FOB localiza-se no campus da USP, na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Informações adicionais podem ser obtidas com Francisco Serpa (Xyco), orientador de Arte Dramática do TUSP-Bauru no telefone: (14) 8174-6273.

Texto com informações do diretor teatral Júlio Barga
Crédito da foto: Carol Nehring