USP realiza Semana de Arte e Cultura

10/09/2013

USP realiza Semana de Arte e Cultura

Com a organização da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) da Universidade de São Paulo (USP) será realizada de 15 a 19 de setembro, a 18ª Semana de Arte e Cultura.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, com apoio da PUSP-B, FOB e TUSP (Teatro da USP).

O objetivo da Semana é relacionar as atividades culturais e artísticas desenvolvidas no campus USP de Bauru e da cidade e região, de forma que às comunidades interna e externa sejam motivadas a refletirem sobre a extensão e a cultura desenvolvidas, promovendo a oportunidade de serem agentes produtores e apreciadores dos bens culturais.

No campus de Bauru, o tema deste ano é “A Palavra”, com várias atividades e eventos em diferentes linguagens das artes. Os eventos serão realizados no Teatro Universitário da FOB/USP, com entrada franca, porém solicita-se a doação de 1 litro de leite que será entregue as instituições assistenciais de Bauru.

O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária.

•    Dia 15/09, às 20h (Domingo)

Evento: Apresentação da peça teatral “O Rio” (encenada por alunos da UNESP de São Paulo).

Sinopse: Baseado no poema de João Cabral de Melo Neto, o espetáculo é uma criação autônoma onde o rio é inserido num contexto amplo à percepção do espectador. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados. O espetáculo integra animação de bonecos e performance ao vivo.

•    Dia 16/09, às 19h (Segunda-feira)

Eventos: Vernissage da Exposição “Palavra Pintada”, instalação artística e exposição de 28 telas dos alunos da Oficina de Artes do Centro Cultural do campus USP de Bauru e vernissage da exposição com um varal de textos, dos integrantes do Projeto Oficina da Palavra da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Sagrado Coração (USC) e integrantes do Programa Revivendo da USP. As duas exposições permanecem abertas a visitação pública até o dia 30 de setembro.

- Apresentação musical do Coral “Grupo Vocalis”, com o regente Thiago Rodrigues Xavier. O programa constará de 8 músicas dos compositores: Toquinho, Milton Nascimento, Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros.

•    Dia 16/09, às 20h (Segunda-feira)

Evento: Show musical Lu Nóbrega

Descrição: A cantora se destaca com seu disco de estreia, “In My Daydreams”. O trabalho apresenta influências do Jazz, MPB e lounge music. O show traz uma nova roupagem para músicas consagradas de grandes artistas como Frank Sinatra, Tom Jobim e Etta James, além de composições de sua própria autoria. Para acompanhar a cantora, uma banda formada por Fernando Lima (baixo), Marcelo Bachega (guitarra), Lucas Dias (bateria) e Henrique Cirino (teclado).

•    Dia 17/09, às 20h (Terça-feira)

Evento: Apresentação da peça teatral “Potestad” (TUSP)

Sinopse: Potestad é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura.

Dia 18/09, às 19h (Quarta-feira)

Evento: Show Prata da Casa

Apresentações artísticas de alunos, docentes e funcionários do campus USP de Bauru.

Dia 19/09, às 20h (Quinta-feira)

Evento: Apresentação musical dos repentistas Zé Antônio e Vagner.

Descrição: Zé Antônio é consagrado um dos melhores repentistas junto com Vagner que também é um dos melhores violeiros. A dupla está em uma longa trajetória, levando a cultura da nossa raiz por todos os cantos do Brasil.