Drª. Fidela recebe título do King's College London

03/12/2015

Drª. Fidela recebe título do King's College London

A King's College London concedeu neste ano à pesquisadora bauruense Maria Fidela de Lima Navarro o título Dr. Honoris Causa. A professora da FOB-USP recebeu a honraria da tradicional instituição britânica por seu mérito evidente e notável distinção na transformação da educação odontológica no Brasil.

Dra. Fidela fez parte um seleto grupo de homenageados, entre eles o Prêmio Nobel de Química de 2014, o cientista romeno-alemão Stefan W. Hell, e outros dois pesquisadores: Linda H Aiken, enfermeira ganhadora de inúmeros prêmios internacionais pela sua contribuição na melhora dos serviços do pessoal de saúde pelo mundo, e o geólogo Andrew Mackenzie, CEO da BHP Billiton, pelo alto nível de liderança alcançado em negócios globais por uma combinação incomum de perspicácia comercial, princípios e fascínio pela ciência.
As cerimônias sempre ocuparam papel de destaque na King's College London, mas apenas recentemente a universidade começou a conferir títulos honoríficos. No ano passado receberam essa distinção Sir Christopher Bayly (University of Cambridge), Michael Levitt (Prêmio Nobel de Química 2013/Stanford University), Timothy Mitchison (Harvard Medical School), Navanethem (Navi) Pillay (jurista e alta comissariada das Nações Unidas para os Direitos Humanos), Paul B. Rothman (Johns Hopkins University) e Jorge Fernando Branco de Sampaio (ex-presidente de Portugal e enviado especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o combate a Tuberculose).

A cerimônia de outorga ocorreu no dia 27 de outubro de 2015, em Londres, na própria instituição. O convite e a entrega do título foram feitos à homenageada pelo Duke de Wellington. Esse é um título para o qual os agraciados não se inscrevem, são indicados por outras pessoas que conhecem seus trabalhos e que defendem suas indicações perante o Conselho da Universidade. A King's College London é uma das universidades britânicas mais antigas e prestigiadas globalmente. Esta universidade tem se classificado nos últimos três anos entre as vinte melhores universidades do mundo, segundo o QS Survey.

Maria Fidela de Lima Navarro é professora titular e ex-diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), foi secretária geral da USP entre 2006 e 2010 e presidiu a International Association for Dental Research (IADR) no período 2010/11.

Veja link da King’s College London sobre a outorga: www.kcl.ac.uk/newsevents/news/newsrecords/2015/October/Kings-honorary-doctorates-2015.aspx

Reconhecimento

A atual diretora do King’s College London Dental Institute e sucessora da dra. Fidela na Presidência da IADR, Dianne Rekow, que visitou a FOB-USP em três ocasiões e com quem conviveu por cerca de dez anos em atividades na IADR, foi quem fez a indicação, sem que ela soubesse.  A diretora Dianne buscou informações com brasileiros que conheciam bem a professora, e promoveu especial atenção no Programa de Educação Tutorial em Odontologia no Brasil, que ela havia instituído, chamado à época de Programa Especial de Treinamento.

Destacou as suas atividades nos órgãos de fomento CAPES e CNPq, suas iniciativas e implementações como gestora na FOB e na USP e a transformação da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica numa Divisão da IADR, em meados da década de 90, o que contribuiu para o aumento exponencial e de qualidade da produção brasileira na área odontológica, entre outros aspectos.

“Recebi com agradável surpresa essa distinção e considero que, muito além de minhas qualidades individuais, ela destaca a nossa FOB, a USP e o Brasil, tanto que nossa diretora, profa. dra. Maria Aparecida A. M. Machado, foi convidada para a cerimônia e compareceu representando a comunidade da nossa faculdade. O professor dr. Ignácio Maria Poveda Velasco, secretário Geral da USP, representou nossa universidade, e a dra. Juliana Bertazzo, servidora da Embaixada do Brasil em Londres, compareceu em nome do Governo Brasileiro. A cerimônia em Londres parecia um sonho. Agradeci a Deus por essa bênção. Lembrei muito de minha família, minhas origens e os amigos queridos, que sempre me ajudaram tanto, meus colegas, meus alunos, os pacientes, enfim tanta gente boa em minha vida...”, diz, emocionada, dra. Fidela.

Na sessão solene de outorga do título, o Reitor da King’s College London, Edward Byrne, expressou o desejo de que os novos doutores “honoris causa” do King’s mantivessem contínuo contato com a universidade. Assim, no dia seguinte à cerimônia. a diretora da FOB-USP Maria Aparecida A. M. Machado e a ex-diretora Maria Fidela de Lima Navarro apresentaram as possibilidades de intercâmbio entre as duas universidades e um Seminário para docentes e alunos de Pós-Graduação sobre o tema: Approach to Optimize Global Oral Health: Atraumatic Restorative Treatment (Abordagem para Otimizar a Saúde Bucal Global: Tratamento Restaurador Atraumático).