Conteúdo atualizado em 18.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
31/05/2021

Saúde coletiva na pandemia é tema de livro

Em maio, foi lançado o e-book e livro impresso "Diálogos Bucaleiros: reflexões em tempos pandêmicos” editado pela Pimenta Cultural.

Um dos organizadores do livro é Roosevelt Silva Bastos, professor associado da Disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Na organização, além do professor da FOB, o livro contou com a parceria de professores de cinco universidades públicas brasileiras e de diversos pesquisadores, professores e cirurgiões-dentistas do SUS em quase todos estados brasileiros.

Além da USP, as cinco universidades parceiras são: Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O professor da FOB esclarece que esta foi uma iniciativa do Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva  ̶  GT SBC ABRASCO, do qual ele faz parte,  e nasceu de diversos webinários ocorridos durante o ano de 2020.

Saúde Bucal Coletiva

O Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva foi criado em 2007, e atua na defesa da saúde bucal como um direito da população brasileira.

O livro foi produzido em um esforço colaborativo dos quarenta e três membros, diante da dura realidade que a Covid-19 apresenta e o cenário político alimenta tragicamente.

Com a pandemia, os espaços virtuais de discussão  ̶  as chamadas “lives” ̶  assumiram um papel importante para a interconectividade, a criação de diálogos, o compartilhamento de conhecimento científico, ideias, experiências, geografias, opiniões e saberes.

Nesse contexto, o GT SBC protagonizou parcerias com pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde, que resultaram nas discussões compiladas no e-Book.

Epidemiologia

O livro conta com 16 Diálogos, sendo que o professor Roosevelt Silva Bastos participou do “DIÁLOGO 14: Epidemiologia e planejamento como dispositivo político em tempos da covid-19”, que também tem a participação dos professores Erika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz e
Edgard Michel Crosato.

Bastos esclarece que a epidemiologia é a ciência que estuda o que ocorre com a saúde de populações, e deve servir de base para elaboração de estratégias para o enfrentamento de doenças e agravos que impactam a saúde de populações.

“Certamente o livro registra um momento histórico de grande preocupação de toda sociedade quanto à pandemia de Covid-19, não sem razão diversos capítulos focam esta temática, mas há grande relevância também quando pensamos na representação nacional dos autores contribuindo de quase todos estados brasileiros”, acrescenta o professor da FOB.

Além disso, há riqueza na distribuição dos temas da área, portanto com vertentes em cada aspecto da saúde coletiva, seja epidemiológica, nas ciências sociais, nas políticas de saúde, e em suas intersecções.

O livro tem no público específico o primeiro alvo, entretanto os temas foram abordados de forma muito plural com linguagem acessível ao leigo promovendo o acesso de toda população interessada em saúde coletiva.

Serviço:

O e-book é gratuito e pode ser acessado livremente pelo link: https://www.pimentacultural.com/dialogos-bucaleiros
e a edição impressa é comercializada pelo website da Editora Pimenta Cultural.

Os Diálogos Bucaleiros originais estão no canal do GT Saúde Bucal Coletiva no YouTube chamado TV Bucaleiros e podem ser acessados no link: https://www.youtube.com/channel/UChdyrqcqcyMp4IQGHPN10vg