Arte conceitual é tema de exposição na USP

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
18/10/2011

Arte conceitual é tema de exposição na USP

O Projeto “Atelier & Arte” promovido pela Seção de Eventos Culturais da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da Universidade de São Paulo (USP) realiza a exposição Comu´Mente, no Centro Cultural do campus até o dia 31 de outubro.

A mostra expõe 28 obras de 11 alunos do Curso de Educação Artística da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) do campus de Bauru.

As obras são fotografias, desenhos, esculturas e pinturas, em diversos temas e suportes, como papel, metal, tela e vidro. A exposição se baseia na arte conceitual, que considera a idéia, o conceito por trás de uma obra artística como sendo superior ao próprio resultado final, sendo que este pode até ser dispensável.

Segundo o expositor Lucas Álvaro, 20 anos, o grupo de estudantes da Unesp é integrado por pessoas comuns, que buscam a união para juntos exporem as suas obras e terem o seu trabalho reconhecido.

“A exposição é uma forma de visibilidade, de mostrar quem nós somos, o que expressamos e a idéia que queremos passar por meio da obra, ou seja, o conhecimento que nós temos que queremos passar para outras pessoas”, afirma Lucas Álvaro.

São expositores da mostra: Andressa Bernardo, Abdou Eid, Bianca Dias, Filipe Mello, Lucas Álvaro, Merylyn Braglin, Richard Augusto, Sergio Oliveira, Ton Peres, Verônica Massarolo e Wallace Souza.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Cultural do Campus de Bauru da USP, localizado na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações no telefone: (14) 3235-8394 ou no Blog: comu-mente.blogspot.com

Marcel Duchamp, pintor, escultor e poeta francês é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a idéia de “ready made” como objeto de arte, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana, a princípio não reconhecido como artístico, para o campo das artes.

Duchamp se destacou no cenário artístico europeu e começou sua carreira artística criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista.

Foto: Merylyn Braglin e obras da mostra Comu´Mente