Cerimônia de posse de diretor e vice da FOB

04/04/2018

Cerimônia de posse de diretor e vice da FOB

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 5 de abril, às 11h30, no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira”, a solenidade de posse dos professores Carlos Ferreira dos Santos e Guilherme dos Reis Pereira Janson, nas funções de diretor e vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento contou com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, entre outras autoridades universitárias e do Município de Bauru.

Carlos Ferreira dos Santos é professor titular do Departamento de Ciências Biológicas, ex-aluno e ex-vice-diretor da FOB na gestão 2014-2018. Por meio de Portaria da Reitoria foi designado o novo dirigente junto com o vice-diretor, para um mandato de quatro anos.

O novo vice-diretor, Guilherme dos Reis Pereira Janson é professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB, tem pós-doutorado em Toronto no Canadá e foi Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia.

O professor Carlos Ferreira dos Santos sucede a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, que assumiu a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A cerimônia

A solenidade de posse que aconteceu às 11h30 no Teatro Universitário da FOB/USP foi organizada pelo Cerimonial da Reitoria da USP, que reservou lugares para autoridades convidadas.

Mas para viabilizar a entrada de pessoas interessadas em participarem da cerimônia, a Diretoria da FOB transmitiu simultaneamente a solenidade em quatro anfiteatros e no saguão de entrada da Faculdade.

Para participar do evento o acesso ao Teatro Universitário da FOB foi feito exclusivamente na entrada principal da FOB, localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária.

Gestão e Curso de Medicina

Com relação à solenidade de posse o novo diretor afirmou que “O sentimento é de muita alegria, gratidão porque é um momento de festa, em que as energias da faculdade se renovam e esse símbolo de passagem da diretora que cessa, a professora Maria Aparecida, para mim e para o professor Guilherme Janson tem um valor significativo na nossa comunidade e faz parte da nossa cultura.”

O diretor da FOB Carlos Ferreira dos Santos afirma que alinhado com o projeto da Reitoria da USP a prioridade de sua gestão será a graduação, incluindo questões relativas à infraestrutura para docentes.

Santos acrescenta que na questão de infraestrutura pretende melhorar tudo aquilo que for de uso comunitário. Como por exemplo, o Centro de Pesquisa II (CIP), que foi inaugurado recentemente  e agora será aparelhado para que as atividades de pesquisa da FOB, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e de usuários externos sejam possibilitadas dentro desse espaço.

Finalizando, o novo diretor acrescentou que “Enquanto os alunos da Medicina estiverem conosco, ou seja, enquanto o curso for gerenciado pela FOB esses alunos serão muito bem acolhidos e toda a infraestrutura será de responsabilidade da FOB. Mas é importante que as pessoas entendam que há um projeto maior desenhado para a criação de uma Faculdade de Medicina cuja semente será o HRAC e num futuro breve esta nova unidade, a Faculdade de Medicina de Bauru terá uma vida independente, com seus dirigentes. Mas na verdade o laço continua eterno com a Medicina e com outros cursos que pensamos que cabem dentro deste campus, por exemplo, o cursode Enfermagem, como foi colocado por mim e pelo professor Guilherme Janson em nosso plano de gestão”.

Foto: Carlos Ferreira dos Santos, diretor e Guilherme dos Reis Pereira Janson, vice-diretor da FOB/USP

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)