Conteúdo atualizado em 18.04.2024

Chegam novos alunos de Odonto, Fono e Medicina

01/03/2023

Chegam novos alunos de Odonto, Fono e Medicina

Com o tema “Bem-Vindos ao Inesquecível”, acontece no período de 12 a 16 de março a XXV Semana de Recepção aos Calouros da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) 2023. A Abertura Oficial acontece no domingo (12/03), às 9 horas, no Teatro Universitário. Um dos pontos de destaque será a Aula Magna ministrada pela diretora da Instituição, professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, às 15 horas.

Ainda na parte da manhã, após a solenidade de Abertura, também no teatro, haverá apresentação musical com os integrantes da Bateria da FOB e Bate-Papo entre os Pais e Responsáveis pelos calouros e a Direção da faculdade. Aos participantes, desde às 8 horas, será servido um Coffee Break no Hall de Entrada.

Na sequência, às 11 horas, está programado o Tour Família Conhecendo o Campus USP Bauru e, às 12 horas, o Piquenique Integração no Restaurante Universitário. Concluindo as atividades do primeiro dia, às 14 horas, acontece a celebração de confraternização “Calouro, Seja Bem-Vindo à Nossa Família FOB-USP” reunindo os novos alunos e os veteranos no Complexo Esportivo do campus. Veja a programação completa aqui.

Neste momento de especial importância para a FOB-USP, a sua diretora, Marília Buzalaf, afirma que a Semana de Recepção aos Calouros “é de grande importância para que os novos alunos se integrem com os demais acadêmicos e recebam informações sobre os seus cursos e os vários programas e oportunidades que a universidade oferece, envolvendo pesquisa, extensão, mobilidade internacional e apoio estudantil. Os pais também têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o curso de seus filhos e conhecerem um pouco do ambiente universitário, o que os deixa mais tranquilos para deixarem seus filhos conosco”.

Integração: Calouros e veteranos

O professor Natalino Lourenço Neto, presidente do Grupo Setorial Pró-Calouro do Campus USP de Bauru, responsável pela organização da Semana de Recepção aos Calouros, informa que a programação deste ano está “bem eclética e tem como objetivo receber e acolher esse novo aluno que ingressa na FOB-USP, com atividades junto a seus colegas de curso, bem como com um contato direto com as instalações do campus e tudo que o mesmo vai oferecer a este aluno durante os anos de curso”.

O organizador destaca que a novidade desta edição “é o piquenique que será oferecido aos pais e calouros, seguida das ‘brincadeiras’ entre os calouros e os veteranos. A Semana ainda conta com uma palestra motivacional com o técnico multicampeão Jorge Guerra do Bauru Basket, que vai conversar com os alunos sobre as novas responsabilidades e como ser um vencedor nesta etapa. Sempre temos associada a Semana uma campanha social, neste ano o foco é a arrecadação de itens de higiene pessoal”, registra.

“Em linhas gerais, a Semana tem grande importância no acolhimento do novo aluno ao campus e aos cursos aqui oferecidos, além de ´acalmar´ o coração dos pais que entregam seus filhos a uma nova cidade e a um novo início de vida. A equipe do Grupo Setorial Pró-Calouro está empenhada em apresentar a FOB aos pais e alunos, e com isso acolhê-los da forma mais calorosa possível, sempre com a visão do nosso tema deste ano: Bem-vindos ao inesquecível’, conclui o professor Natalino.

Por Luís Victorelli (MTb 21.656)
Foto: Denise Guimarães