FOB comemora 48 anos

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da Coordenadoria do Campus de Bauru da USP
14/05/2010

FOB comemora 48 anos

No dia 17 de maio, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) comemora 48 anos de atividades. A data será celebrada com hasteamento da Bandeira Nacional, a partir das 8h, contando com a presença do diretor José Carlos Pereira, da vice-diretora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado do coordenador do campus de Bauru, Ruy Cesar Camargo Abdo, dos professores, alunos e funcionários.

A FOB integra o campus de Bauru da USP com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e a Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB).

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, tendo formado 45 turmas de cirurgiões-dentistas e 17 de fonoaudiólogos até o ano de 2009, resultando na formação de 2.250 dentistas e 550 fonoaudiólogos. Na pós-graduação formou 1.143 mestres e 517 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Sua missão é formar profissionais, docentes e pesquisadores altamente qualificados, amparados em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos; implementar atividades inovadoras em diferentes áreas da atuação profissional; qualificar recursos humanos comprometidos com o aperfeiçoamento de estratégias de atenção à população e produzir conhecimento científico inovador disponibilizado para o bem estar da comunidade.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 104 docentes, a maioria em tempo integral e 231 servidores administrativos, operacionais e técnicos. Nos cursos de graduação em odontologia e fonoaudiologia a FOB conta com 358 alunos matriculados. A FOB conta com 298 alunos na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e aproximadamente 200 alunos de especialização.

Entre 2005 e 2009, a FOB produziu 1.259 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 188 capítulos de livros e 33 livros de texto, nas áreas de odontologia e fonoaudiologia.

Na FOB, a extensão de serviços à comunidade corresponde a realização de 95 mil procedimentos por ano, em diferentes níveis de complexidade, incluindo serviços de urgência, atendimentos clínicos e atividades extramuros.

A faculdade mantém convênios de cooperação acadêmica e científica com universidades do país e do exterior, incluindo a América Latina, a Europa e os Estados Unidos.