Árvores expõe arte acessível no campus

22/10/2018

Árvores expõe arte acessível no campus

A paixão por árvores fez com que dois artistas plásticos criassem um projeto, que resultou na exposição “Árvores, Galhos e outros Ramos” em exibição no Centro Cultural do campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) e na Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

A mostra que pode ser vista até o dia 31 de outubro exibe trabalhos de Grace Cristina Ferreira – Donati e Carlos André Marques. Ao todo são 83 obras, entre pinturas produzidas com técnica mista, aquarela, nanquim entre outras; 42 poesias; duas instalações e uma xiloteca com 120 amostras de espécies de árvores, provenientes de cinco continentes.

A Exposição “Árvores, galhos e outros ramos” é uma das ações do projeto homônimo, premiado no Edital ProAC de Artes Integradas, n.º 40/2017. O ProAC é um programa de incentivo de Arte e Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto foi contemplado entre mais de 200 concorrentes em 2017, foi elaborado por Grace Donati e André Marques e contou com a colaboração do engenheiro industrial madeireiro Aires Correa de Oliveira Júnior, que disponibilizou sua xiloteca particular, com 120 amostras de espécies de árvores de cinco continentes.

Também colaboraram com o projeto Fernando Freitas que é ator e dançarino e Joana Dias Calepso que é atriz amadora e está no 1º ano do curso de fonoaudiologia da FOB – USP. Eles realizaram oficinas de declamação e performance inclusive com um grupo de crianças com autismo sendo algo inovador.

Os artistas

Grace Donati é fonoaudióloga formada em 1999 na FOB, coordena uma equipe numa clínica particular e participa do Programa de Pós-Doutorado no Departamento de Fonoaudiologia da FOB, com a supervisão da professora Dione Lamônica.

Em paralelo a sua atividade na área da fonoaudiologia, Donati afirma que sempre foi muito ligada em linguagens artísticas diversas, em especial a poesia. Na mostra ela expõe 42 poesias que produziu para o projeto e algumas aquarelas.

André Marques é natural de Jaú (SP) formado em Artes Visuais na Universidade Paulista (Unip), foi professor no estado e no município, mas hoje trabalha numa Clínica Multidisciplinar com crianças especiais junto com Grace Donati. Sua identificação com desenho e artes é desde criança quando descobriu sua vocação para o desenho.

Arte Acessível

As fichas de identificação das obras foram elaboradas de modo a promover o acesso linguístico ao maior número de pessoas. Por esta razão, o conteúdo textual em português, é também apresentado na língua inglesa e com pictogramas, imagens destinadas a representar os conceitos das palavras.

É a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) favorecendo a comunicação entre as pessoas. Os símbolos pictográficos utilizados são propriedade de CATEDU (http://catedu.es/arasaac/) e foram criados por Sergio Palao. Parte dos símbolos foram modificados ou criados por André Marques.

Grace Donati que é coordenadora do Comitê de Comunicação Alternativa e Libras da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) esclarece que a comunicação alternativa (com o uso de pictogramas) é mais acessível para pessoas com autismo, paralisia cerebral, dislexia, entre outras deficiências neurológicas.

Serviço:

Exposição “Árvores, Galhos e outros Ramos”
Período: Até o dia 31 de outubro
Locais e horários:
Centro Cultural: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Biblioteca da FOB-USP: De segunda a sexta, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h

O campus da USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária em Bauru (SP).

Foto: Grace Donati e André Marques e as obras no Centro Cultural

Crédito da foto: Giane Quintela