Prevenção do abuso de drogas em jovens

07/12/2016

Prevenção do abuso de drogas em jovens

No dia 8 de dezembro o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas (Comad) vai promover o evento “Prevenindo consequências do abuso de drogas em jovens”.

O evento acontece das 13h30 às 17h no auditório da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Juliana Bizeto é a presidente do Comad Bauru e Maria Aparecida Miranda de Paula Machado, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP participa do Comad e está coordenando esse encontro, juntamente com outros conselheiros.

O Comad de Bauru foi instituído pela Lei nº 6.030 de 14 de março de 2011, e é um órgão normativo, consultivo, de deliberação coletiva e de natureza paritária entre governo e a sociedade civil.

Sua missão é o enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, com o objetivo de realizar ações para a redução de danos sociais, à saúde e à vida, causados pelo consumo destas substâncias.

Durante o evento serão abordados os temas: Neurociência e o uso de drogas, intervenções familiares e prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Esse evento também integra a “4ª Jornada de Direitos Humanos de Bauru”.

Uma revisão sistemática da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do sul, em 2014, revela o aumento significativo de uso frequente de várias drogas e verifica que os estudantes de ensino médio apresentam contato precoce com substâncias psicoativas, fazendo uso em grande quantidade, sejam lícitas como álcool e tabaco, ou ilícitas, como solventes e maconha.

Assim como, estudos do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UNESP em 2005 destacam o uso e abuso do álcool na infância e adolescência (Relatório UNESP sobre o Levantamento de Uso de Álcool e Drogas por Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Supletivo do Município de Botucatu).

A programação conta com os seguintes palestrantes:

Dr. Fábio Leyser Gonçalves – Psicólogo, professor assistente doutor do Departamento de Psicologia da UNESP campus de Bauru, pós-doutor pela Universidade de São Paulo, na área de pesquisa de neurociências e comportamento.

Dra. Marianne Ramos Feijó – Psicóloga, professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da UNESP campus de Bauru, pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo, na área de pesquisa de psicologia clínica.

Ms. Maria Luisa Vichi de Campos Faria – Médica psiquiatra, professora substituta da Faculdade de Medicina da UNESP campus de Botucatu, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

O evento é gratuito, com vagas limitadas e vai abrir inscrições no local às 13h30 ou antecipadamente no e-mail: comadbauru@gmail.com.br e tem como público alvo: coordenadores de escolas, professores, estudantes universitários e profissionais das áreas afins.