Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 18.04.2024


Vem aí Congresso e Encontro Internacional de Fonoaudiologia

Luís Victorelli
12/08/2021

Vem aí Congresso e Encontro Internacional de Fonoaudiologia

Estão programados para o período de 18 a 21 de agosto dois eventos que mobilizarão centenas de profissionais, professores e pesquisadores da área fonoaudiológica do Brasil e exterior. O tradicional Congresso Fonoaudiológico de Bauru (Cofab), em sua 28º edição, acontecerá simultaneamente ao lançamento do Encontro Internacional de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).

Além dos palestrantes de instituições de diversas regiões do País,  os eventos contarão com a participação de conferencistas dos Estados Unidos, México, Austrália, Espanha, Canadá e África Sul. Com realização integralmente on-line, será uma oportunidade para que os pesquisadores voltados à área de Ciências Fonoaudiológicas e segmentos correlatos possam conhecer as novidades do setor, apresentar os resultados de seus estudos científicos e trocar experiências profissionais.

A coordenadora geral do 28º Cofab, professora Alcione Ghedini Brasolotto, do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, que recebe homenagem de seus pares nomeando o evento, informa que o Departamento de Fonoaudiologia e seus docentes possuem parcerias com estudiosos de outros países em atividades de ensino e pesquisa. “Estes e outros palestrantes prontamente aceitaram falar em mesas junto com palestrantes brasileiros, o que proporcionou a possibilidade de reunir pesquisadores de diversos países e culturas para compartilharem conhecimentos e experiências sobre os processos e distúrbios da comunicação humana”.

Ao todo, serão 36 atividades proferidas por cerca de 100 palestrantes e moderadores. “Teremos diversas atividades sobre audiologia, linguagem, motricidade orofacial e deglutição, saúde coletiva, fonoaudiologia geral e telefonoaudiologia. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o produto das pesquisas realizadas na academia e refletir sobre sua aplicação na prática profissional”, acrescenta a coordenadora. Nesta edição, o Cofab traz como tema central os “40 anos de Fonoaudiologia no Brasil”.

Foram aprovados 110 trabalhos para apresentações, sendo 42 indicados para apresentação oral e concorrendo à premiação. Os dois trabalhos que obtiverem a maior média final, serão premiados na cerimônia de encerramento. O primeiro colocado receberá certificado de Melhor Trabalho Científico e, o segundo, certificado de Menção Honrosa. Durante os quatro dias dos eventos, estão programados cursos, conferências, minicursos, rodas de conversa e mesas-redondas.

Brasolotto destaca que vários temas são de interesse de profissionais de outras áreas, entre eles, cita: novas formas de carreira e empreendedorismo, comunicação e liderança, problemas de alimentação na criança, a voz cantada, performance vocal de pessoas trans e travestis e desafios no diagnóstico do TEA.

Para se inscrever e saber mais sobre o 28º Cofab – Congresso Fonoaudiológico de Bauru “Profa. Dra. Alcione Ghedini Brasolotto” e o Encontro Internacional de Fonoaudiologia, acesse https://cofab.fob.usp.br/.

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia