Conteúdo atualizado em 06.05.2024

Pesquisador ganha prêmio internacional na área de Odontopediatria

Pesquisador ganha prêmio internacional na área de Odontopediatria

O pesquisador Matheus Lotto, doutorando da área de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), ganhou o prêmio internacional “IADR e-Oral Health Scientific Network Award”.

A premiação foi concedida no dia 12 de abril em reconhecimento do mérito da contribuição científica da pesquisa “Detectando informações falsas sobre os fluoretos nas mídias sociais usando aprendizagem de máquina” (Detecting fluoride misinformation on social media using machine learning). O trabalho foi apresentado pelo seu autor durante a 102nd General Session & Exhibition of the IADR, realizada em 14 março na cidade de Nova Orleans, EUA.

"Estou profundamente honrado e grato por ter sido premiado no prestigioso congresso da IADR. Receber esse reconhecimento é verdadeiramente inspirador e valida o trabalho árduo do grupo de pesquisa Informa Ação Saúde, liderado pelo professor Thiago Cruvinel. Expresso meus sinceros agradecimentos à Fapesp por financiar este estudo, assim como às instituições que foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho: a FOB e a School of Public Health Sciences da University of Waterloo", diz Matheus pelo recebimento da honraria.

Grupo Informa Ação Saúde

Para o orientador do estudo, professor Thiago Cruvinel, do Grupo Informa Ação Saúde vinculado à disciplina de Odontopediatria da FOB, “o prêmio foi um importante reconhecimento ao trabalho que o nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo na área de saúde digital desde 2014, com foco no estudo de temáticas relacionadas à poluição informacional em saúde”.

Cruvinel registra que o tema é objeto de um estudo desenvolvido em parceria com a Universidade de Waterloo, Canadá, onde o aluno estagiou por um ano durante o seu doutorado sanduíche fomentado pela Fapesp. “Isso é reflexo de todo o apoio institucional que temos recebido ao longo dos anos, que possibilitou o desenvolvimento de pesquisas pioneiras na área", finaliza.

A premiação é realizada pela IADR e-Oral Health Scientific Network, International Association for Dental, Oral, and Craniofacial  Research.

Luís Victorelli (MTb 21.656)