Compositor Noel Rosa é tema de peça na USP

01/05/2014

Compositor Noel Rosa é tema de peça na USP

No dia 8 de maio, às 20h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) acontece a apresentação teatral “Noel... quem nasce lá na Vila”, encenada pelo Grupo de Teatro Abertura.

A apresentação é uma homenagem do campus de Bauru da USP às mães, numa promoção da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), com organização da Seção de Eventos Culturais da PUSP-B e apoio da FOB/USP.

O evento tem entrada franca e é aberto à participação da comunidade em geral, porém solicita-se a doação de um pacote de fralda geriátrica ou um litro de leite. O Teatro da FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações adicionais no Centro Cultural da USP, no telefone: (14) 3235-8394.

A peça

“Noel... quem nasce lá na Vila” é um drama musical, com duração de 90 minutos e autoria e direção de Dora Girelli, que fundou o Grupo de Teatro Abertura em 1986, integrado por estudantes e voluntários com objetivo de levar cultura, diversão e mensagens positivas e educativas à sociedade.

A peça é uma homenagem que a autora faz ao grande poeta Noel Rosa, que como ela nasceu em Vila Isabel subúrbio do Rio de Janeiro. Girelli conta que sua mãe, que também era carioca, cantava as músicas de Noel quando ela era criança, e foi assim que a autora nasceu ouvindo várias músicas de Noel em sua infância e juventude.

Noel é conhecido em todo o Brasil, graças aos intérpretes famosos que regravaram suas músicas, incluindo as de carnaval. Além dessas regravações foram feitos filmes e shows para televisão sobre sua vida.

Noel Rosa era o filósofo da Vila Isabel, o poeta dos botequins, o mulherengo, trocava o dia pela noite nas companhias de amigos e sambistas do morro, fumando e bebendo sem controle.

Era um rapaz de classe média, que cursava faculdade de medicina e tinha uma vida tranquila, mas resolveu trocar tudo pela boemia. Morreu de tuberculose ainda jovem em 1937, mas deixou grandes obras musicais que continuam fazendo sucesso até hoje.

Na peça serão apresentadas várias músicas de seu repertório, além do desafio musical entre ele e o sambista Wilson Batista. O texto não conta a vida cronológica de Noel, mas características de seu comportamento através de suas músicas e maneira de viver em seu cenário predileto: o botequim.

Em Vila Isabel no Rio de Janeiro, as calçadas têm esculpidas em pedras portuguesas as notas musicais de suas principais composições, além de um monumento em bronze numa praça, representando uma mesa de bar onde ele viveu grande parte de sua vida.

Informações com Dora Girelli podem ser obtidas nos telefones: (14) 98118-0313 ou (14) 3879-3923.

(Com informações de Marcos e Fernanda Pitaguary)

(Foto de divulgação da peça “Noel... quem nasce lá na Vila”)