Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Acontece 27ª expedição do FOB-USP em Rondônia

10/07/2013

Acontece 27ª expedição do FOB-USP em Rondônia

A 27ª expedição do Projeto “FOB-USP em Rondônia” partiu no dia 6 de julho, do Aeroporto Moussa Tobias, em Arealva, na aeronave C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Monte Negro, em Rondônia.

Os professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Magali de Lourdes Caldana e José Roberto de Magalhães Bastos são os coordenadores do Projeto "FOB-USP em Rondônia”.

O projeto objetiva o aperfeiçoamento e a inserção dos alunos de graduação e pós-graduação da FOB/USP em uma cultura social diferente de sua origem. Além disso, é uma oportunidade de aprimoramento das técnicas odontológicas e fonoaudiológicas em regiões desprovidas de assistência à saúde, proporcionando melhores condições de saúde à população urbana e rural de Monte Negro (RO).

A expedição é integrada por 45 pessoas, sendo 24 alunos de graduação, 10 alunos de pós-graduação, 7 funcionários e 4 docentes. A atuação vai ser no município de Monte Negro (RO) pelo período de duas semanas. O retorno está previsto para o dia 19 de julho, com transporte aéreo da FAB no Aeroporto Moussa Tobias, em Arealva.

Serão realizados atendimentos de promoção de saúde, diagnóstico e reabilitação em odontologia e fonoaudiologia. Em odontologia serão realizados procedimentos em cirurgia, dentística, prótese, periodontia, endodontia e odontopediatria, além de procedimentos coletivos com educação em saúde e distribuição de escovas e cremes dentais.

Em fonoaudiologia serão realizados procedimentos nas áreas de diagnóstico e reabilitação auditiva, linguagem, voz, motricidade orofacial e fissura, bem como educação em saúde e trabalho com os professores das escolas. Serão realizadas adaptações de aparelhos auditivos.

Os coordenadores do projeto acreditam que todos os envolvidos com a expedição podem adquirir experiência profissional e pessoal, por se tratar de culturas diferentes e a atuação fora dos muros da faculdade. A população ganha em qualidade de vida e maior cuidado com sua saúde.

Informações adicionais podem ser obtidas com a professora Magali de Lourdes Caldana no telefone: (14) 9651-2504.

Foto: Integrantes da 27ª expedição do FOB-USP em Rondônia

Crédito da foto: Denise Guimarães