Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
23/11/2021

Centro Cultural exibe mostra do acervo

A Exposição do Acervo Permanente da USP Bauru – Em comemoração aos 30 Anos do Centro Cultural "Maria de Souza Campos Artigas" pode ser vista até o dia 17 de dezembro.

Este importante evento cultural está disponível à visitação pública, no Centro Cultural do Campus de Bauru da USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Estão expostas 48 obras em óleo sobre tela, desenhos e técnicas mistas, de autoria de 47 artistas plásticos que expuseram suas obras no campus USP de Bauru.

O acervo de artes plásticas da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) foi implementado pela maestrina Sonia Berriel, responsável pela criação do Projeto Arco-Íris da então Assessoria Cultural. Esse projeto permitiu a criação do acervo, com a doação de obras de artistas que realizaram exposições na USP Bauru.

Um dos expositores, Farid Lawi foi assessor cultural da Prefeitura do Campus e era um artista múltiplo: pintor, escultor, poeta, professor, ator e dramaturgo. Formou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino e também em Artes Plásticas pela Unesp.

Em março de 1988, o artista começou a trabalhar como assessor cultural no campus da USP de Bauru, promovendo durante 14 anos a arte e a cultura na Universidade. O artista faleceu em 5 de março de 2002.

O acervo

Esse acervo, exposto permanentemente nas dependências do campus, compõe a mostra comemorativa em homenagem aos 30 anos do Centro Cultural "Maria de Souza Campos Artigas".

Paula Cecília de Miranda Marques, chefe da Seção Técnica de Comunicação e Cultura da PUSP-B fala a respeito da importância dessa exposição.

"Essa exposição é bastante especial, porque representa uma atuação de décadas da USP de Bauru no fomento às artes, mais especificamente às artes plásticas. É uma oportunidade da comunidade conhecer um pouco da história do Centro Cultural que, ao longo desses 30 anos, trouxe o trabalho de centenas de artistas de diversos municípios (e de alguns outros países) para o nosso espaço. O acervo permanente do campus, que compõe a exposição comemorativa, foi construído a partir da doação de obras das pessoas que expuseram por aqui durante os primeiros anos do projeto e tem uma relevância inestimável pelo seu valor histórico e pela diversidade de técnicas e estéticas encontradas em cada peça. A mostra é um registro da memória da trajetória dos artistas, da atuação do Centro Cultural, por meio dos funcionários que trabalharam e trabalham por aqui, e uma homenagem a esse abrigo dedicado à arte e cultura no campus".

José Henrique Rubo, prefeito do Campus USP de Bauru, ressalta o papel do Centro Cultural como uma atividade de extensão da Universidade.

"Eu entendo que a Prefeitura do Campus tem uma oportunidade muito boa de fazer essa celebração dos 30 anos do Centro Cultural com essa exposição do nosso acervo, que foi construído ao longo de anos, com o trabalho de várias pessoas, e foi se acumulando de forma organizada, racional e agora está sendo exposto para a comunidade. E é muito bom também que artistas locais conseguem, através do Centro Cultural da USP, se tornar conhecidos e expor os seus trabalhos mostrando a qualidade dessas obras para a comunidade. Com isso, a Universidade dentro da sua função de extensão cumpre o seu papel por meio do Centro Cultural e com essa exposição agora na comemoração dos seus 30 anos".

Homenagem para Maria de Souza Campos Artigas

A história de investimento em artes no campus USP de Bauru começou em 1987, com a Assessoria Cultural. Mas foi em março de 1991 que o espaço físico do Centro Cultural, dedicado à arte e à cultura, foi organizado, recebendo o nome de Maria de Souza Campos Artigas.

A homenageada foi esposa de um dos pioneiros da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), o professor Paulo de Toledo Artigas.

Ela era muito ligada às artes, tendo se dedicado à literatura e à pintura ao longo de sua vida. Autora de nove livros infanto-juvenis, além de participações em outra obras e coletâneas, pintou centenas de telas – principalmente figuras, paisagens, flores e cavalos.

Maria de Souza participou de exposições em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paris, e recebeu numerosos prêmios e menções honrosas. Atuou ainda na promoção de eventos teatrais com e para jovens cegos e internados no Instituto Padre Chico. Faleceu em 31 de março de 1990.

Serviço:

Data: Até 17 de dezembro.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Local: Centro Cultural do Campus USP de Bauru.

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75. Vila Universitária. Bauru (SP).

O acesso ao Centro Cultural do campus só será permitido após a apresentação do comprovante de vacinação, com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.

Foto: da esquerda para a direita: obras de Armando D aquino, Rodolfo Rajzok, Walther Mortari e Farid Lawi

Crédito da foto: Paula Marques