Acontece 28º Congresso Odontológico de Bauru

12/05/2015

Acontece 28º Congresso Odontológico de Bauru

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, às 19h30, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) acontece a solenidade de abertura do “28º Congresso Odontológico de Bauru (COB) Prof. Dr. Clóvis Monteiro Bramante”.

O 28º COB é organizado pela 51a turma, integrada por alunos do 4º ano do curso de odontologia da FOB, com apoio de professores da Faculdade. A programação científica tem início na quinta-feira, dia 14 de maio, a partir das 9h e se estenderá até o sábado, dia 16 de maio, das 9h às 13h.

Segundo o professor Paulo Sergio da Silva Santos, um dos coordenadores científicos do evento, o COB é um congresso organizado por acadêmicos do último ano, com apoio dos alunos dos demais anos, e sempre coordenado por um grupo de dois a três professores.

Santos acrescenta que “é um congresso que não é voltado só para o acadêmico de odontologia, porque os temas trazidos são para profissionais, futuros profissionais e pós-graduandos. É um congresso que aborda tanto a parte prática, clínica, quanto também traz muito de pesquisa para o evento”.

Com o tema central “Reabilitação Oral: Uma visão multidisciplinar” o congresso deve reunir 1.200 participantes, procedentes da capital, do Estado de São Paulo, das faculdades da região de Bauru, do Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, atingindo boa parte do território nacional.

Para o coordenador científico “a essência do congresso é que ele trafegue desde que o paciente chegue ao consultório passando por todas as especialidades até o paciente sair do consultório com o atendimento completo globalizado, com uma visão de clínica geral.”.

1a Noite do Livro FOB/USP

Na quinta-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h, no Teatro Universitário da FOB/USP será realizada a “1a Noite do Livro FOB/USP”. No evento quatro docentes da FOB, com expressividade nacional vão ministrar palestras sobre a experiência na produção de livros e o impacto desta produção no ensino e pesquisa.

Os autores são os seguintes professores da FOB: Alberto Consolaro, o homenageado Clóvis Monteiro Bramante, José Mondelli e a atual diretora da Faculdade, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

Após esta discussão, todos os docentes da FOB que são autores de livros estarão à disposição para autografar e conversar com os participantes do congresso.

1º Encontro USP de Estomatologia

Na sexta-feira, dia 15 de maio, das 9h às 17h30, será realizado o “1º Encontro USP de Estomatologia”, com a coordenação do professor Paulo Sergio da Silva Santos.

A estomatologia é uma das áreas de diagnóstico bucal, e pela primeira vez as três faculdades: Faculdade de Odontologia da USP de São Paulo (FO), Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) se unirão com os docentes para discutir o ensino da estomatologia na graduação e na pós-graduação, e também acontecerá a discussão de casos clínicos raros.

A estomatologia é a área da odontologia que mais se aproxima da medicina, onde se investigam alterações que acontecem na boca que estão relacionadas com doenças sistêmicas.

O coordenador do encontro esclarece que “um diabético tem lesões específicas na boca, um paciente com AIDS tem lesões específicas na boca, um paciente com câncer quando se submete a quimioterapia, muitas manifestações acontecem primeiramente na boca, o que compromete a sua qualidade de vida.

Então, quando se tem o diagnóstico e o tratamento adequado para essas doenças, considera-se uma melhora importante na qualidade de vida dos pacientes, com aumento da sobrevida, e em muitos casos retornando esse indivíduo para a sociedade, livre de doença, sendo que o primeiro sinal pode ser a boca”.

As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento. Informações no site: www.cobusp.com.br

Foto: Fachada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)