Começa Semana de Arte e Cultura

Luís Victorelli*
26/09/2012

Começa Semana de Arte e Cultura

Começa a 17ª Semana de Arte e Cultura da Universidade de São Paulo. O evento, já tradicional no calendário da Universidade, é uma oportunidade de mostrar as iniciativas artísticas de suas escolas, faculdades, institutos, órgãos e museus, tanto para a sua comunidade quanto para a sociedade, por meio de atividades gratuitas distribuídas em seis campi da USP.

Com abertura oficial no campus USP de Bauru, dia 17/09, às 19 horas, o publico pode prestigiar duas exposições no hall de entrada da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP): “Os Quatro Elementos” e “Rincón Latino – Venezuela”. Após a abertura das duas exposições acontece apresentação, no Teatro Universitário da FOB/USP, do espetáculo cênico surrealista produzido pelo Grupo Futuro Telescópio e TUSP, “O rinoceronte de renda e o bigode surreal de Dali”.

“Os Quatro Elementos”apresenta trabalhos dos participantes da Oficina de Artes, oferecida pelo Centro Cultural do campus, composta por telas com a técnica de pintura a óleo, que combinadas com uma instalação compõem a ambientação. Já a mostra “Rincón Latino – Venezuela”, elaborada pelos participantes da Oficina de Espanhol do Programa Revivendo (terceira idade) da USP, trata da cultura venezuelana. As duas exposições permanecerão abertas a visitação pública até o dia 26 de setembro.

Várias atrações

A professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, informa que este ano o evento conta com a participação de convidados especiais, homenagens e debates. “A proposta é integrar arte e conhecimento, bem como academia e sociedade, em experiências de extensão universitária mais amplas”.

A chefe da Seção de Eventos Culturais do campus USP de Bauru, Rosangela Aparecida Munhoz Manzano, informa que as atrações não param por aí. Dia 18/09, das 19h às 21h, acontece a Noite Clássica, com a apresentação da Orquestra de Violões do Projeto Guri de Piratininga, sob a regência de Humberto Júnior; um concerto de piano do maestro Alexey Lizolenko e Show Musical “Piaf Inesquecível” com a cantora Cristina Carvalho.

No dia 19/09, das 19h às 21h, no Teatro Universitário, será realizado o Show Prata da Casa, com apresentação artística de alunos, professores e funcionários do campus USP de Bauru. No dia 20/09, das 19h às 21h, também no teatro, acontece a Noite de Dança, com três apresentações: Dança Trem das 11, com o Grupo Revivendo; Dança do Ventre Belly Samba, com o Grupo Lu Pola e Show de Dança “Os Quatro Elementos”, com a Escola de Bailado de Ourinhos (SP).

A 17ª Semana de Arte e Cultura da USP é uma promoção da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FOB/USP e Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B). Integra a Programação Comemorativa do Jubileu de Ouro da FOB/USP.  Mais informações pelo telefone 14 3235-8394 ou www.prceu.usp.br/eventos/semana/.

* Com Marianne Ramalho e Assessoria de Imprensa da PRCEU-USP.