Programa A USP e as Profissões ajuda na escolha do futuro curso

30/05/2012

Programa A USP e as Profissões ajuda na escolha do futuro curso

Alunos em fase pré-vestibular, e especialmente as escolas, podem se inscrever no programa “A USP e as Profissões”, em Bauru. O objetivo é mostrar as car­reiras e os cursos da FOB-USP e ajudar o futuro graduando a decidir melhor sobre seu futuro. A visita monitorada ao campus de Bauru vai acontecer no dia 19 de junho, das 9h às 14 horas.

Participam do programa estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública e particular e alunos de cur­sos preparatórios para o vestibular. Os alunos receberão informações sobre os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia e também sobre o Hospital de Anomalias Craniofaciais de Bauru, o Centrinho.

“Queremos oferecer subsídios aos estudantes para que se orientem na importante tarefa de optar por uma carreira profissional”, informa a professora Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

O catálogo intitulado “A USP e as Profissões” está disponível pela internet (www.prceu.usp.br/programas/uspprofi/pc_uspprofi.php) e apresenta todos os cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo, proporcionando uma visão global dos cursos oferecidos nas áreas Biológicas, Humanas e Exatas. Além do catálogo, publicado anualmente, o programa compreende as Feiras de Profissões e um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares à USP, nas diferentes unidades.

As visitas monitoradas envolvem docentes e alunos universitários de cada unidade e, nestas, os alunos interessados recebem informações sobre os cursos oferecidos, formação profissional, campo de atuação, entre outros temas. “É uma oportunidade para que o aluno em fase pré-vestibular possa conhecer as instalações, programas e cursos de graduação de seu interesse, bem como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos”, acrescenta Lamônica.

Para inscrições, a partir de 1º de junho, e outras informações, os interessados podem entrar contato pelo site www.prceu.usp.br, pelo email do Centro Cultural do campus da USP de Bauru, centrocultural@ccb.usp.br, ou pelos telefones 14 3235-8394 ou 3235-8356.

Feira de Profissões

A USP também promove anualmente duas feiras de profissões, uma no interior, que este ano será no campus de Ribeirão Preto, de 13 a 15 de junho, e outra na capital, que ocorrerá no início de agosto. Nestas feiras, além das informações sobre todos os cursos oferecidos pela USP, os alunos receberão informações sobre a inscrição do vestibular, que é gratuito para alunos que estudaram em escola pública.

Informações sobre bolsas de estudo, alojamentos e outros benefícios para que o estudante possa finalizar seu curso com sucesso também serão fornecidas. O evento reúne todas as unidades de ensino da Instituição, além de seus museus e órgãos.