Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
16/04/2021

Saúde Coletiva é tema de curso na USP

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) da USP Bauru promove no YouTube o “Curso Introdutório: Os Pilares da Saúde Coletiva”, com encontros semanais sobre os principais marcos teóricos e conceituais da saúde coletiva, sempre às terças-feiras, nos dia 27 de abril e nos dias 4, 11 e 18 de maio de 2021 das 19h às 20h30.

O curso é aberto à participação da comunidade em geral, mas é pré-requisito para quem tiver interesse em ser membro da Liga e for aluno regularmente matriculado na USP. O edital para o processo seletivo de 2021 já está disponível na bio da Liga.

O link para a inscrição é:  https://www.even3.com.br/saudecoletiva/
Informações adicionais no Instagram: @lasc.uspbauru ou no e-mail: lacs.uspbauru@gmail.com

Conhecendo a Saúde Coletiva

A saúde coletiva pode ser entendida como um campo científico onde se produzem saberes e conhecimentos acerca do objeto saúde e onde operam distintas disciplinas que o contemplam sob vários ângulos; e como âmbito de práticas, onde se realizam ações em diferentes organizações e instituições por diversos agentes (especializados ou não) dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como setor saúde.

A LASC entende que a compreensão de como a epidemiologia, as ciências sociais e a gestão em saúde se articulam no campo da saúde coletiva é essencial para estudantes e profissionais que desejam iniciar ou desenvolver seus estudos sobre o processo de saúde-doença sob a perspectiva da saúde coletiva, bem como produzir práticas em saúde contextualizadas e direcionadas para as necessidades em saúde das populações.

Palestrantes confirmadas:

Gulnar Azevedo e Silva

Professora do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2000. Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Saúde Coletiva pela UERJ e doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas no campo da epidemiologia de doenças crônicas não-transmissíveis com ênfase na epidemiologia aplicada à avaliação de políticas de prevenção e controle do câncer. Em julho de 2018 foi eleita presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Lilia Blima Schraiber

Professora livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com graduação (1972), mestrado (1981) e doutorado (1989) pela mesma instituição. Pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com foco na área de Saúde Coletiva.

Marcia Thereza Couto Falcão

Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FM-USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Antropologia e doutorado em Sociologia pela mesma universidade. Pós-doutorado e livre-docência pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Masculinidade e saúde; Corpo, sexualidade e reprodução; Aspectos socioculturais da saúde-doença e Pesquisa qualitativa.