Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
17/08/2021

FOB integra Academia Brasileira de Odontologia

Em cerimômia on-line realizada no dia 30 de julho, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, professora titular do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) tomou posse da cadeira de número 69 da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO).

“Como professora da FOB, a importância em ser membro da academia reside no fato de poder contribuir para a difusão da filosofia de trabalho da nossa Instituição dentre os membros da academia, e a partir disto, poder disseminar os nossos conhecimentos para os profissionais brasileiros”, afirma Marília Buzalaf.

O professor titular da FOB José Mondelli, ocupava a cadeira de número 50 e tornou-se membro emérito aos 70 anos, e atualmente é assessor da Presidência da nova chapa recém-eleita.

José Fernando Castanha Henriques, professor titular sênior aposentado da  área de ortodontia da FOB-USP foi indicado em 2001 como membro titular, na cadeira de número 46 da AcBO.

Atualmente, o professor José Fernando é membro emérito da Academia e desenvolve atividades que contribuem para uma odontologia de excelência.

A FOB contava com outros dois membros na Academia, que faleceram neste ano, o professor Carlos Eduardo Francischone na cadeira 51 e o professor Guilherme dos Reis Pereira Janson na cadeira 58.

“Eu dedico esta conquista ao professor Guilherme dos Reis Pereira Janson, que por anos ocupou a cadeira de número 58 na AcBO e infelizmente nos deixou na mesma data em que eu assumi a minha cadeira. Tive o privilégio de conhecê-lo ainda como sua aluna de graduação, desde quando passei a admirar o seu brilhantismo, amor pela ciência e senso de justiça. O legado do professor Guilherme, um dos maiores se não o maior nome da Ortodontia mundial, ficará conosco para sempre”, acrescenta a professora Marília Buzalaf.

Academia Brasileira de Odontologia

A AcBO é uma entidade civil, filantrópica, de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Foi fundada em 25 de outubro de 1949 por professores da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e visa reunir professores e cirurgiões-dentistas de todo o país para trabalhar pelo aprimoramento do ensino odontológico e pela atualização dos procedimentos técnico-científicos da Odontologia brasileira.

A Academia possui 100 membros e tem sede própria inaugurada em 19 de março de 1998, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Foto: Marília Afonso Rabelo Buzalaf, professora titular da FOB-USP

Crédito da foto: Divulgação