Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Workshop traz os avanços da Implantodontia

Luís Victorelli
31/07/2014

Workshop traz os avanços da Implantodontia

O Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) realiza no próximo dia 23 de agosto um workshop sobre “O impacto das respostas célulares na moderna clínica implantodôntica”. Destinado a profissionais da área odontológica, o evento reunirá em Bauru especialistas que atuam de forma pioneira na Implantodontia e que possuem robusta produção intelectual e experiência clínica.


O professor da FOB-USP, Estevam Bonfante, que coordena o evento, destaca que o principal objetivo é oferecer aos profissionais desde os princípios básicos até as aplicações clínicas do uso da terapia celular em implantodontia e cirurgias reconstrutivas extensas. O profissional terá a oportunidade de “ampliar o conhecimento em uma área que atua na fronteira da ciência em reabilitação oral”, diz.

O professor Bonfante acrescenta que o refinamento nos conhecimentos sobre o comportamento fino das células e suas respostas nos processos reparadores tem modificado muitos dos enfoques metodológicos na implantodontia contemporânea. “Partindo do design e superfície dos implantes, passando por procedimentos de instalação, reabilitação e reconstruções teciduais, a orientação das condutas é cada vez mais alicerçada na fisiologia celular”, informa.

Outro destaque do workshop é a reunião de alguns dos mais renomados professores da área. “São ministradores que vem construindo esta nova ótica científica sobre a Implantodontia e a reconstrução tecidual. O expressivo volume de literatura internacional produzida por estes profissionais apresenta um formato objetivo e direto, que conecta a fundamentação científica com extensa validação clínica”, conclui Bonfante.

O evento será realizado nas dependências da FOB-USP, Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP. Mais informações e inscrições pelo telefone 11 3677 0122 ou 0800 115502. A promoção é da FOB-USP com o apoio da Intra-Lock System.

Confira programação integral:


08h30 - Entrega de credenciais e pastas.
09h00 - Tema: Engenharia nanométrica e Osseointegração. Prof. Dr. Paulo Guilherme Coelho: Diretor de Pesquisa do Depto. de Periodontologia e Implantes Dentários da New York University e professor do Depto. de Biomateriais e Biomimética da New York University (EUA).

10h00 - Tema: Concentrados plaquetários na potencialização de respostas celulares e seu impacto clínico. Prof. Aziz Constantino: Especialista em Implantodontia, mestre em Odontologia e doutorando em Biomateriais. Professor convidado dos cursos de Especialização e Mestrado em Implantodontia nas seguintes Universidades UNITAU, UNIP, UGru , UFF, PUC- Rio.

11h00 - Coffee-break.

11h30 - Tema: L-PRF associado a enxertos ósseos: Resultados clínicos reprodutíveis e de baixa morbidade. Prof. André Lins: Mestre e especialista em CTBMF–USC Bauru e especialista em Implantodontia – ABCD DF.

12h30 - Almoço.

14h00 - Tema: Mecânica de acoplamentos “implante/ componentes protéticos”: Análise de desempenhos e repercussões na clínica. Prof. Dr. Estevam Bonfante: Professor do Departamento de Prótese da Universidade de São Paulo – Faculdade de Odontologia de Bauru. Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado em Reabilitação Oral – Universidade de São Paulo, FOB-USP.

15h00 - Tema: Acompanhamento clínico prospectivo de implantes com superfície nanométrica e design modificado. Prof. Jamil Shibli: Livre Docente pelo Departamento de CTBMF & Periodontia, FORP-USP e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, níveis de Mestrado e Doutorado, áreas de Implantodontia e Periodontia, Universidade Guarulhos.

16h00 - Coffee-break

16h30 - Tema: Procedimentos reconstrutivos avançados orientados por respostas celulares. Prof. Sergio Jayme: Doutor em Reabilitação Oral - USP. Mestre e especialista em Implantodontia.

Investimento: Alunos e ex-alunos de pós-graduação da FOB-USP: R$ 250,00. Cirurgiões Dentistas: R$ 300,00.

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia