Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
22/08/2023

Fragmentos Atemporais no Centro Cultural do campus

O Centro Cultural do campus da USP de Bauru exibe a exposição “Fragmentos Atemporais” do artista bauruense Celso Silva.

A mostra pode ser vista até o dia 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Celso Silva começou muito cedo no mundo das artes. Aos 15 anos, um desenho de sua autoria foi levado pela professora Maria José da Paz até o Jornal da Cidade (JC), e após ser publicado numa matéria a professora conseguiu uma colocação para ele trabalhar no Departamento de Artes do JC.

Depois disso Silva trabalhou para agências de propaganda até montar a sua agência aos 22 anos, denominada Causa & Efeito junto com o Milton Puga.

O artista desenvolveu trabalhos com o tridimensional, cenografia, decoração, publicidades de clubes, e o diferencial nos trabalhos foi o lado artístico, com as esculturas, ilustrações, entre outros.

“Eu sempre fui muito experimentalista e sempre gostei de testar novas técnicas. No período que eu deveria entrar numa faculdade eu abri a minha empresa, e nessa época eu convivia com os conhecidos professores de Bauru, como Milton Nakata, Olício Pelosi, Celso Horta e Laranjeira. Mas pela falta de tempo e exigência do trabalho não pude fazer a faculdade”, acrescenta Celso Silva.

Hoje Silva tem a empresa Z2C de Cenografia e Comunicação junto com o sócio Renato Zaiden Filho.

Fragmentos Atemporais

A exposição exibe 9 telas nas técnicas mistas, arte digital, intervenções sobre impressões digitais, giz pastel seco, giz crayon, acrílica, aerografia e colagem.

Esta é a segunda vez que ele expõe na USP, a primeira foi em 2012. O nome da mostra marca sua trajetória de trabalho que desenvolve há 35 anos. São trabalhos de exposições realizadas, que gostou e guardou em sua coleção particular e fragmentos de sua trajetória, como filhos que ele gosta de ter por perto. Também estão expostos trabalhos que fez para seus amigos.

Celso Silva agradece a equipe do Centro Cultural da USP, por mais esta oportunidade em expor seus trabalhos.

“Eu espero que todos possam vir e apreciar o trabalho, que deixem sugestões e marquem nas redes sociais. Considero importante ouvir a opinião das pessoas, sobre o trabalho que mais gostaram, e o impacto que isso possa ter na sua percepção emocional e psicológica. Porque o intuito é passar um pouco dessa minha vivência, da minha história dos trabalhos expostos e que foram escolhidos a dedo para que representassem diferentes períodos da minha trajetória artística” ressalta o expositor.

Exposição “Fragmentos Atemporais”

Local: Centro Cultural do campus da USP de Bauru

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75. Vila Universitária em Bauru (SP)

Período: Até o dia 6 de setembro