FOB-USP despede-se do Dr. Waldyr A. Janson

03/02/2014

FOB-USP despede-se do Dr. Waldyr A. Janson

Com o mais profundo sentimento de pesar informamos o falecimento, na manhã de 3 de fevereiro, do Prof. Dr. Waldyr Antonio Janson, Professor Titular Aposentado do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).

Com 82 anos de idade, Dr. Waldyr recuperava-se de um traumatismo craniano provocado por uma queda acidental em sua residência. O corpo foi velado no Teatro Universitário da FOB-USP e o seu sepultamento aconteceu no dia 4 de fevereiro, às 11h, no Cemitério da Saudade, em Bauru.

Falecimento do Dr. Waldyr Antonio Janson - Repercussão

“A Faculdade de Odontologia de Bauru-USP perde um de seus mais eminentes professores, o Dr. Waldyr Antonio Janson. Como Prof. Titular do Departamento de Prótese, revolucionou o ensino dessa disciplina e foi precursor da integração entre as especialidades clínicas. Seu conhecimento e competência profissionais tornaram-no conhecido e respeitado em todo o Brasil, assim como em muitos outros países, inclusive nos Estados Unidos. Querido e admirado por seus discípulos e colegas, da academia e de fora dela, o Prof. Waldyr deixa não apenas uma herança familiar de profissionais da Odontologia, mas, especialmente, um exemplo de paixão pela profissão e de respeito pelos ideais universitários”. José Carlos Pereira. Diretor da FOB-USP.

"O Dr. Waldyr Janson foi um professor de grande expressão nacional e internacional que com seu trabalho contribuiu enormemente para a divulgação de nossa Faculdade de Odontologia, da Universidade de São Paulo, e também de nossa Bauru". José Roberto Pereira Lauris. Prefeito do Campus Usp de Bauru.

“Meu pai amava a FOB-USP e a Odontologia. Trabalhou junto com outros professores pioneiros, muito antes da faculdade existir, para tornar realidade a sua implantação em Bauru. No campo da pesquisa, trouxe vários conceitos para o aperfeiçoamento da Prótese e da Periodontia, um dos mais importantes foi a introdução da Oclusão Funcional nestas áreas no Brasil”. Guilherme dos Reis Pereira Janson. Filho. Professor Titular da Disciplina de Ortodontia da FOB-USP.

“Meu Pai: Um homem apaixonado pela profissão, dedicado à família, companheiro inseparável da esposa Déborah, com um amor incondicional pelos filhos. Deixou seu exemplo de amizade, honestidade, bondade, amor e sabedoria! Suzana Janson Franciscato. Filha. Nutricionista da Clínica Nutriamigos.

“Hoje, 3 de fevereiro de 2014, o paraíso recebe seu ilustre mensageiro Prof. Dr. Waldyr Antonio Janson, que brindou a todos nós com seu profundo conhecimento a ponto de mudar a Odontologia nacional. A convivência com o Prof. Dr. Waldyr Antonio Janson mostrou-nos a retidão de propósitos e o prazer que uma pessoa desfruta ao ser útil ao próximo por proporcionar-lhe o suporte profissional para que possa vencer na vida. A sua contribuição à Odontologia é imensurável, tanto na formação profissional acadêmica e universitária, como na produção e divulgação de trabalhos científicos, além da prestação de serviços à comunidade de modo geral. A par disso, não deixou ele de ser o baluarte na formação de uma família cristã, devotada ao bem e também dedicada em ser útil ao próximo. Por isso e muito mais, deixo expressa minha oração a Deus para que o receba em seus braços benevolentes”. Prof. Dr. Euloir Passanezi. Professor Titular Aposentado da Periodontia da FOB-USP.

“Neste momento de dor para a comunidade da USP-Bauru, O HRAC – Centrinho expressa o reconhecimento ao brilhante Prof. Dr. Waldyr Janson, um dos ícones na área de Periodontia e Prótese Dentária no Brasil e incansável colaborador de nossa Instituição”. Regina Célia Bortoleto Amantini. Superintendente do HRAC-USP (Centrinho).