USP em Rondônia realiza 25ª expedição

05/07/2012

USP em Rondônia realiza 25ª expedição

Desde o dia 6 de julho estão em Monte Negro, no interior do Estado de Rondônia, 38 integrantes da 25ª Expedição do premiado “Projeto USP em Rondônia” da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

A equipe da expedição é composta por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos odontologia e fonoaudiologia, funcionários e professores da FOB/USP. Magali de Lourdes Caldana, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB é a coordenadora geral do projeto, com o apoio do professor José Roberto de Magalhães Bastos. A coordenação discente é da fonoaudióloga Ariadnes Nobrega de Oliveira.

Neste ano o “Projeto USP em Rondônia” completa 10 anos de existência e já está programada uma comemoração no dia 30 de novembro, no Teatro Universitário da FOB/USP. O evento contará com seminário sobre extensão de serviços à comunidade, exposição fotográfica e lançamento de um livro sobre as atividades do projeto nesses 10 anos.

Em Rondônia, a equipe ficará no alojamento do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-5) da USP coordenado pelo professor Luiz Marcelo de Aranha Camargo. Os integrantes da expedição permanecerão no referido município por duas semanas, realizando atividades assistenciais e de promoção de saúde para a população.

Dentre os atendimentos odontológicos de rotina estão previstas extrações dentárias, restaurações, tratamento endodôntico (canal), procedimentos educativos e preventivos e colocação de próteses dentárias. Na área de fonoaudiologia, além dos procedimentos de rotina, deverão ser adaptados aparelhos auditivos.

O retorno da expedição está previsto para o dia 21 de julho, sábado, no período noturno.

Foto: Integrantes da 25ª Expedição do Projeto USP em Rondônia

Crédito: Camila Medina