Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


FOB-USP homenageia professor Waldyr Janson

Luís Victorelli
18/12/2018

FOB-USP homenageia professor Waldyr Janson

O Departamento de Prótese e Periodontia da FOB-USP prestou uma homenagem a um dos pioneiros da Faculdade, o professor Waldyr Janson. Esta homenagem de reconhecimento aconteceu no Centro de Ensino e Pesquisa do Departamento de Prótese e Periodontia que passou a levar o seu nome. A cerimônia de Descerramento de Placa Comemorativa aconteceu no dia 20/12 no piso térreo do Departamento.


O professor Waldyr Janson chegou nos primórdios da FOB-USP, em 1962. Foi docente do Departamento de Prótese e Periodontia, local onde exerceu Chefia de 1969 até sua aposentadoria em 1988. Além de participar ativamente da implantação da faculdade, ele foi um dos mais eminentes professores da unidade, implementando inovações na área de Prótese Dentária e Periodontia dentro da USP, e que se tornaram referência em todo o País. Faleceu em 2014, com 82 anos de idade.
 
Centro de Ensino e Pesquisa

O Centro de Ensino e Pesquisa Prof. Dr. Waldir Janson, do Departamento de Prótese e Periodontia da FOB-USP, possui auditório para 50 pessoas, clínica de pesquisa com dois consultórios odontológicos e um laboratório de prótese. Tem como finalidade básica o ensino nas categorias de Pós-Graduação latu sensu e stricto sensu nas áreas de Prótese e Periodontia, em todas suas disciplinas.

No local também são realizadas pesquisas clínicas e laboratoriais sob a supervisão dos docentes orientadores do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral do Departamento. As linhas de pesquisa contempladas envolvem o estudo das cerâmicas dentárias, Próteses Parciais Removíveis e Totais, Periodontia aplicada à Reabilitação Oral, Implantes Odontológicos, além de Disfunção Temporomandibular e Dores Orofaciais.

Biografia

O professor Waldyr Antonio Janson viveu em uma família de cirurgiões-dentistas. Além do pai, Emílio Janzon, e da irmã, Hilda Janson, quatro dos cinco filhos que teve com Déborah são profissionais da Odontologia: Guilherme e Marcos são especialistas em Ortodontia, e Reinaldo e Vinicius se especializaram na área de Prótese. Já a filha Suzana escolheu outra profissão, mas também dentro da área da Saúde: Nutrição.

Nascido em Espírito Santo do Pinhal, cidade do interior de São Paulo, Waldyr Janson mudou-se ainda criança para Bauru, município onde viveu até seu falecimento, no início deste ano, aos 82 anos. Filho de um cirurgião-dentista, Emilio Janzon, um dos primeiros profissionais de Odontologia de Bauru, Waldyr ingressou naturalmente na profissão, estimulado pelo pai, cursando a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, hoje Uniube – Universidade de Uberaba, formando-se em 1953.

Em Bauru, Dr. Waldyr começou a trabalhar no consultório do pai, atuando na clínica geral e, anos depois, especializando-se em Prótese e, em seguida, em Periodontia. No início dos anos de 1960, trabalhou para a instalação da Faculdade de Odontologia no campus da Universidade de São Paulo, em Bauru, foi integrante ativo da Comissão Bauruense para a criação da faculdade, cuja implantação aconteceu no ano de 1962, mesclando sua história com a história da instituição.

Na faculdade, ele começou como professor assistente do Departamento de Materiais Dentários; em 1965, tornou-se professor responsável da Disciplina Autônoma de Periodontia. A distinção possibilitou-lhe realizar o Programa de Pós-graduação “Master of Science in Periodontology”, pela Boston University, nos Estados Unidos.

Dr. Waldyr teve aulas na Boston University com o doutor Morton Amsterdam, que já tinha 25 anos de casuística na integração Prótese-Periodontia. Foram dois anos de intenso aprendizado, sendo sua tese selecionada para representar a Pós-graduação da Boston University na avaliação do Prêmio Balint Orban, que congrega todos os cursos de Pós-graduação dos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, assumiu o Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da FOB/USP, que também agregou a disciplina de Periodontia, exercendo a chefia de 1969 até 1988, quando se aposentou. Nesse período, influenciou decisivamente o ensino das duas disciplinas, não só na FOB como também em outras universidades.

Totalmente dedicado ao trabalho, Dr. Waldyr Janson participou também da criação dos cursos de pós-graduação, tendo introduzido, pioneiramente, os programas de pós-graduação em Prótese e Periodontia da FOB/USP. Ainda nos anos de 1980, motivou e formou diversos professores em Prótese e Periodontia, contribuindo para o ensino da Odontologia em todo o País.

Janson também foi o precursor dos cursos de atualizações em módulos que ministrava em seu consultório, módulos de oclusão, preparos e também de intervenções periodontais. Instituiu inúmeras e profundas modificações na ciência da Odontologia, destacando a inter-relação da Periodontia com todas as especialidades clínicas e básicas da Odontologia, dentro de concepções que permitiram ampliar os conhecimentos do comportamento dos tecidos periodontais mediante a aplicação de reconstruções terapêuticas e protéticas, oclusão, lesão endoperio, Ortodontia, medicina periodontal, patologia, fisiologia, anatomia e outras tantas mais.

Com informações do Departamento de Prótese e Periodontia da FOB-USP

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia