Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
03/08/2023

Pesquisa oferece tratamento para mau hálito

O aluno de doutorado Mailon Cury Carneiro está realizando uma pesquisa para pessoas com mau hálito, no Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do professor Paulo Sérgio da Silva Santos.

Carneiro ressalta o quanto isso pode afetar a confiança e a autoestima de uma pessoa, em vista disso o estudo busca novos métodos para combater o mau hálito, desenvolvendo um enxaguante bucal à base de ftalocianina de ferro que promete resultados promissores.

Para desenvolver a pesquisa serão selecionados pacientes voluntários que sofrem com mau hálito persistente. O participante receberá um kit de higiene oral completo, com produtos especialmente formulados para a pesquisa, incluindo gel dental, escova de dentes, raspador de língua, fio dental e o enxaguante bucal inovador.

Todos os dados dos participantes serão mantidos sob total sigilo, garantindo sua privacidade e confidencialidade. A análise do hálito será conduzida por meio de um avançado aparelho de cromatografia gasosa fabricado no Japão, assegurando resultados precisos.

Esse aparelho é um dispositivo utilizado para medir e analisar os odores ou gases presentes no hálito das pessoas. Ele é usado para detectar odores desagradáveis associados a problemas dentários ou de saúde oral.

Essa análise vai ajudar no diagnóstico de doenças bucais, e também a recomendar tratamentos adequados para melhorar a saúde bucal e o hálito do paciente.

O voluntário que participar da pesquisa contribuirá para o avanço da ciência e para o desenvolvimento de potenciais tratamentos para o mau hálito, que podem beneficiar inúmeras pessoas ao redor do mundo, afirma o pesquisador Mailon Cury Carneiro.

Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (14) 99803-2211 ou no e-mail mailoncury@usp.br  para mais informações e para participar do estudo.