Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Berçário e Maternal da USP comemora 15 anos

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da Coordenadoria do Campus de Bauru da USP
17/08/2010

Berçário e Maternal da USP comemora 15 anos

No dia 20 de agosto o Berçário e Maternal “Leite & Amor” da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da Universidade de São Paulo (USP) completa 15 anos de atividades.

 

O aniversário será comemorado com uma programação especial em dois dias. No dia 19 de agosto, das 11h às 17h, no Centro de Convivência do campus acontece a 12ª Festa do Cachorro Quente, com a venda dos sanduíches e refrigerantes e ao mesmo tempo serão realizadas atividades socioeducativas e recreativas para crianças e adolescentes.

 

A festa do Cachorro Quente e as atividades estão abertas a participação da comunidade em geral. As crianças e adolescentes poderão se divertir com as brincadeiras de jogo dos pelos ou penas, dança da cadeira maluca e celular de mímica, entre outras.

 

Também serão realizadas oficinas de artes em balões, pintura facial, brinquedos com recicláveis e painel de desenhos e gincanas de stafetas, corrida do saco, corrida do ovo e cabo de guerra.

 

Das 11h às 11h20 acontecerá a recepção e divisão dos grupos por faixa etária encaminhando as crianças para as oficinas, brincadeiras e gincanas. Todas as atividades serão acompanhadas por monitores.

 

Prosseguindo a programação comemorativa do Berçário, no dia 20 de agosto, às 19h30, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP será realizada uma solenidade comemorativa de 15 anos, contando com a presença de ex-berçaristas, crianças que estão no Berçário atualmente, pais, funcionários e autoridades do campus.

 

A programação comemorativa dos 15 anos do Berçário e Maternal “Leite & Amor” é uma realização das três unidades do campus de Bauru da USP: Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho).

 

O evento conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos do Berçário e Maternal Leite & Amor (Apabla), Fundação Bauruense para Estudos Odontológicos (Funbeo) e Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf).

 

O campus de Bauru da USP localiza-se na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

 

Berçário e Maternal

 

O Berçário e Maternal “Leite & Amor” do campus de Bauru da USP faz parte do organograma da CCB e foi implantado numa parceria com a FOB e o HRAC com a finalidade de garantir à mãe servidora docente e não docente, o direito de amamentar seu filho, em atendimento ao artigo 389, § 1° da CLT, cumprindo regimento e regulamento próprio.

 

As atividades foram iniciadas em 20 de agosto de 1995 e a partir de julho de 1997, foi ampliado e houve a construção do prédio para o Maternal I e II com capacidade para 20 crianças.

 

A pedagoga e psicopedagoga, Ana Lucia Miqui, chefe da Seção Técnica do Berçário e Maternal informa que atualmente o setor conta com 30 crianças em período integral. Segundo Miqui, “a filosofia do trabalho é manter a qualidade no atendimento às crianças de ambos os sexos, de 4 meses até 3 anos de idade e o desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social”.

 

Além disso, o trabalho desenvolvido com as crianças no Berçário e Maternal propõe a ampliação de suas experiências, bem como estimular seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade (Artigo 29 da LDB), complementando a ação da família e da comunidade sem discriminação de raça, cor ou credo religioso.

 

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia