Exposição Aves do Campus na USP

25/04/2017

Exposição Aves do Campus na USP

“Aves do Campus” é o nome da exposição fotográfica do Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) em exibição até o dia 19 de maio.

A mostra é de autoria de Aline Ferraz Gringo Moraes, auxiliar administrativa na Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) do Campus USP de Bauru.

Aline é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru e possui mestrado acadêmico em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu.

A exposição integra sua pesquisa de mestrado desenvolvida no Município de Bauru, com o tema “Assembleia de aves no meio urbano e suas relações com áreas verdes” e o Campus USP de Bauru foi uma das áreas de levantamento onde diversas espécies de aves foram registradas.

O objetivo do estudo foi avaliar a riqueza e abundância da avifauna na área urbana de Bauru e verificar como diferentes coberturas vegetais interferem na comunidade de aves.

A mostra contém 27 fotografias, sendo 26 espécies de aves diferentes. Durante a coleta de dados foram registradas 54 espécies na USP, distribuídas em 25 famílias. As espécies mais numerosas são a Zenaida auriculata (avoante ou pomba-de-bando) e o Molothrus bonariensis (chupim).  Porém, outras espécies foram observadas fora do período de amostragem.

A exposição pode ser vista até o dia 19 de maio, no saguão de entrada da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h.

A FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).

Foto: Aline Ferraz Gringo Moraes

Crédito da foto: Giane Tenório Quintela