Revista da FOB entre as mais citadas

24/06/2010

Revista da FOB entre as mais citadas

A revista Journal of Applied Oral Science (JAOS), publicada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), ocupa pela primeira vez o seleto grupo dos periódicos mais citados entre os indexados no ISI Web of   Knowledge. Na área de Odontologia figuram apenas 64 publicações e a revista bauruense alcançou, em 2009, a 62ª posição, com um fator de impacto de 0,386. O ranking foi anunciado pelo Journal Citation Reports no dia 18 de junho.

“Por ser o primeiro fator de impacto atribuído à nossa revista,  este valor não é baixo. Por outro lado, ele serve  de estímulo para  trabalharmos muito a fim de um dia atingirmos o  nível de excelência de  outras revistas”, informa o editor-chefe e professor da Disciplina de Farmacologia da FOB, Carlos Ferreira dos Santos. Esse ranking é medido pelo Fator de Impacto (FI). Trata-se de uma medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. Com frequencia é utilizado para avaliar a relevância das publicações em suas respectivas áreas. Quanto maior o índice, mais importante é considerada a revista.

O FI foi criado por Eugene Garfield, fundador do Institute for Scientific Information (ISI), hoje parte da Thomson Reuters Corporation. Desde 1972, esse fator é anualmente calculado para os periódicos indexados ao ISI e depois publicados no Journal of Citation Reports (JCR). Santos explica que em termos matemáticos, em um dado ano o FI de um periódico é calculado como o número médio de citações dos artigos que foram publicados durante o biênio anterior. Por exemplo, o FI de um dado periódico em 2009 pode ser calculado como se segue: sendo A = o número de vezes em que os artigos publicados em 2007 e 2008 foram citados por periódicos indexados durante 2009. Sendo B = o número total de "itens citáveis" publicados em 2007 e 2008. Esses itens geralmente são artigos, revisões, resumos de congressos ou notas, não sendo computados editoriais ou cartas ao editor; então, o fator de impacto de 2009 = A/B.

O fator de impacto é usado para comparar diferentes periódicos de uma dada área. O sistema Web of Knowledge indexa 9 mil periódicos de 60 países, sendo que os resultados ficam disponíveis, mediante pagamento. O editor compartilha a conquista aos editores que o antecederam, ao atual diretor, professor José Carlos Pereira, e aos dirigentes da Instituição, em especial ao ex-diretor da FOB, Prof. Dr.  Luiz Fernando  Pegoraro. Santos destaca também a equipe responsável pela qualidade da publicação: Valéria Trindade,  José Roberto  Amadei, Sônia Rodrigues, Neimar Pavarini, Rubens Kazuo  Kato e Deborah Junqueira.

“Resultados como este mostram que indubitavelmente estamos no caminho certo. Por outro lado, tenho a plena consciência da necessidade de   aprimoramento contínuo da nossa estimada revista, pois sonho em um  dia  vê-la entre as 10 ou 20 melhores do mundo na área de  Odontologia!  Espero que toda a FOB embarque comigo neste sonho”, diz.