FOB realiza 3ª Expedição Ribeirinha em Rondônia

02/09/2015

FOB realiza 3ª Expedição Ribeirinha em Rondônia

No dia 3 de setembro, às 19h, o ônibus da Universidade de São Paulo (USP) parte do campus de Bauru rumo a Porto Velho, capital de Rondônia, com 25 integrantes da 3ª Expedição Ribeirinha do Projeto FOB/USP em Rondônia.

Após 45 horas de viagem de ônibus os integrantes da expedição realizam uma viagem de 10 horas de barco de Porto Velho a Calama, distrito longínquo de Porto Velho na divisa com o Estado do Amazonas, via rio Madeira.

A expedição é integrada pelos coordenadores do projeto, professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Magali de Lourdes Caldana e José Roberto de Magalhães Bastos e do professor Roosevelt da Silva Bastos; funcionários e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de odontologia e fonoaudiologia.

Quando chegarem em Calama, o barco será a casa dos integrantes da expedição que irão desenvolver suas atividades, se alimentar, tomar banho e dormir em redes, até o retorno da expedição que está marcada para chegar de ônibus no campus de Bauru às 22h do dia 13 de setembro.

Segundo José Roberto de Magalhães Bastos, a expedição colabora com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5-RO) da USP em atividades de extensão, educativas, preventivas e clínicas, sendo que em 2014 na 2ª expedição em Calama, foram atendidas 400 pessoas e realizados 2.370 procedimentos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia.

O distrito de Calama tem aproximadamente 3 mil pessoas e conta com um posto de saúde, sendo que a população local e da região não tem atendimento médico e odontológico.

Devido às condições precárias do local na área odontológica, a Expedição Ribeirinha realiza inúmeras extrações dentárias, orientações em educação em saúde e numa segunda etapa colocação de prótese, tratamento de canal e restauração dentária.

A professora Magali de Lourdes Caldana informa que na área fonoaudiológica é realizado o diagnóstico das alterações de fala, leitura, escrita e perda auditiva, e diante da perda se faz a adaptação do aparelho auditivo.

Nesta expedição estão sendo levados os brinquedos arrecadados na campanha Faça uma criança ribeirinha feliz! e serão entregues as crianças de zero a 12 anos de idade,  do distrito de Calama, numa festa em comemoração ao Dia da Criança, em 12 de outubro.

Foto: O barco da expedição