USP expõe mostra sobre alegria em cores

20/11/2012

USP expõe mostra sobre alegria em cores

A exposição “Pinturas em telas: alegria em cores” da artista plástica Sílvia Aparecida de Andrade Lanza Lagrotta está aberta a visitação pública, no Centro Cultural do Campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) até o dia 30 de novembro.

A mostra integra o Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), e exibe 25 trabalhos em óleo sobre tela, técnica de espátula e técnica de borracha.

Sílvia Lagrotta é psicóloga clínica, formada há 8 anos pela Universidade do Sagrado Coração (USC). A artista desenvolveu a pintura na infância, com desenhos, e se identificou com esta atividade, que despertou a vontade de conhecer um pouco mais sobre a arte de pintar.

“Eu não tinha noção nenhuma de pintura, porque vim de uma família simples e morava numa pequena cidade, Paulistânia (SP). Depois de casada me mudei para Bauru para estudar psicologia. Por incentivo do meu marido Cláudio Cesar, da minha filha Isabelle e de duas amigas Elizete Pola e Denise de Fátima Pascotto, desde 2007 frequento aulas de pintura no Atelier da professora Suzete Lourenço, no Jardim Panorama”, acrescenta a artista.

A pintura auxilia em sua atividade como psicóloga, porque em seu trabalho lida com problemas, portanto a arte ajuda a extravasar as tensões do dia a dia e da profissão. Segundo a artista, o tema da exposição “Pinturas em telas: alegria em cores” foi escolhido porque por meio das cores é possível expressar alegria e felicidade.

Sílvia Lagrotta afirma que esta é sua primeira exposição, que consiste numa agradável oportunidade de expor seus trabalhos ao público. Ela se considera diversificada e eclética na pintura, e gosta de pintar tudo e aprender várias técnicas.

Na mostra Lagrotta exibe trabalhos com técnica de borracha, que é feita com pinceladas de tintura na tela, e depois com uma borracha que parece um pincel, passa em cima da tela, dando contorno e a sensação de movimento no objeto pintado. Para conseguir desenvolver esta técnica é necessário praticar durante um longo tempo, e ter várias aulas de pintura.

A exposição está aberta a visitação pública até o dia 30 de novembro, no Centro Cultural da USP, de segunda a sexta-feira, (exceto em feriados), das 8h às 18h. O Centro Cultural localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru. Informações no telefone: (14) 3235-8394.

Contato com a artista no telefone: (14) 3204-0221 ou no e-mail: slagrotta@hotmail.com

Foto: Sílvia Lagrotta e as telas "Hibisco vermelho" e "Natureza morta - cravos e romãs"